FAZENDA

Haddad ao ser chamado de 'negacionista' por bolsonarista: 'Terra é redonda'

Ministro Haddad afirmou que sempre defendeu a vacinação e a esfericidade da Terra

Para ilustrar os danos causados pelo governo anterior, Haddad ainda citou o governador Romeu Zema (Novo) como exemplo do impacto negativo nos estados -  (crédito: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados)
Para ilustrar os danos causados pelo governo anterior, Haddad ainda citou o governador Romeu Zema (Novo) como exemplo do impacto negativo nos estados - (crédito: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados)

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT-SP), discutiu nesta quarta-feira (22/5) com o deputado federal Abílio Brunini (PL-MT), ao ser chamado de "negacionista" durante esclarecimentos que a pasta prestou sobre a política econômica da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados. 

Após criticar as políticas do governo federal, o bolsonarista questionou se o ministro era "negacionista da economia" e "negacionista das exatas". O mato-grossense chegou a perguntar se Haddad não preferia ser ministro da Cultura e relembrou um vídeo dele tocando "Blackbird", dos Beatles.

O ministro respondeu que a intenção desse tipo de pergunta é fazer recorte nas redes sociais para ganhar apoio da base e classificou a prática como "um debate político rebaixado".

 "Essa é a prática do bolsonarismo, não ouvir, não querer saber o que está acontecendo. 'Vacina? sou contra', não quer ouvir um cientista. (...) Eu defendi a vacina o tempo todo. A Terra é redonda o tempo todo. Vocês negam que a Terra é redonda, que a vacina previne, negam que deram calote em precatório, negam que deram calote em governador", afirmou o petista.

 O deputado Brunini se indignou com as respostas e afirmou que o parlamentar estava se desviando das perguntas e que ele não poderia fazer isso.

 O presidente da Comissão, o deputado Mário Negromonte Júnior (PP-BA), argumentou que Haddad não estava tergiversando o tema e que respondeu o que foi indagado.

 Brunini voltou a reclamar e disse que havia perguntado se era o ministro era "negacionista da economia" e não sobre temas relacionados à saúde e geografia. Confira:

 

 Em 2019, o guru da extrema-direita Olavo de Carvalho chegou a dizer que não havia encontrado nada que refute a ideia conspiratória de que a Terra é plana. O presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), Dante Mantovani, disse, na época, que "terrabolistas são ótimos em fazer piadinhas acerca da autoevidente planicidade da superfície terrestre".

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 22/05/2024 21:24