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Lula ataca os distribuidores pelo combustível caro; entenda

Presidente afirma que produto sai com um preço da Petrobras, que dobra até chegar ao consumidor. Vendedores criticam tributação

 Presidente da Rep..blica, Luiz In..cio Lula da Silva, durante cerim..nia de retomada da ind..stria naval e offshore brasileira no ..mbito do Programa de Renova....o da Frota Naval do Sistema Petrobras. Tebig, Angra dos Reis -  (crédito: Ricardo Stuckert/PR)
Presidente da Rep..blica, Luiz In..cio Lula da Silva, durante cerim..nia de retomada da ind..stria naval e offshore brasileira no ..mbito do Programa de Renova....o da Frota Naval do Sistema Petrobras. Tebig, Angra dos Reis - (crédito: Ricardo Stuckert/PR)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva atribuiu a alta dos preços dos combustíveis aos estados e aos distribuidores. Segundo ele, "o povo é assaltado pelo intermediário" e a população "precisa saber quem xingar" quando o diesel, a gasolina e o etanol sobem de preço.

"A gasolina sai da Petrobras a R$ 3,04 e, na bomba, é vendida a R$ 6,49 — ou seja, o dobro. Mas, quando sai o aumento, o povo acha que é a Petrobras que aumentou. E nem sempre é a Petrobras, porque cada estado, cada posto, tem liberdade de aumentar a hora que quer. E os impostos pagos são o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para os estados, com o último aumento que teve agora", criticou Lula, na cerimônia do Programa de Renovação da Frota Naval do Sistema Petrobras, em Angra dos Reis (RJ).

Segundo o presidente, "o óleo diesel sai da Petrobras a R$ 3,77. O cara vai encher o tanque do carro e paga R$ 6,20. O mais grave é o preço do gás. O povo não sabe que o botijão de 13 litros sai da Petrobras a R$ 35. Entretanto, depois que é entregue, chega a R$ 140, R$ 120, dependendo do ICMS. Na verdade, o povo paga o triplo do que sai da Petrobras".

Venda direta

Para Lula, a Petrobras deve estudar uma forma de vender diretamente ao consumidor para baratear o preço. "Se puderem comprar direto para que a gente possa baratear o preço do diesel... Vender direto gasolina e gás porque o povo é assaltado pelo intermediário. E a fama fica para o governo", lamentou.

Em 1º de fevereiro, as alíquotas do ICMS foram atualizadas pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), vinculado ao Ministério da Fazenda. O diesel teve aumento de R$ 0,06, a gasolina e o etanol de R$ 0,10 e o gás de cozinha ficou R$ 0,02 mais barato. Na mesma ocasião, a Petrobras também promoveu um reajuste no diesel, que aumentou R$ 0,22.

Dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), divulgados ontem, mostram que os preços do etanol subiram em 17 estados e no Distrito Federal, na semana passada. A média de aumento foi de 0,46% em relação à semana anterior, alcançando R$ 4,39 por litro. Em oito estados, houve queda no preço do combustível — apenas Pernambuco permaneceu com valores inalterados. Considerando as médias estaduais, o menor preço do etanol foi verificado no Mato Grosso do Sul (R$ 4,11/litro) e o maior, no Amapá (R$ 5,52/litro).

De acordo com Eric Gil Dantas, economista do Instituto Brasileiro de Estudos Políticos e Sociais (Ibeps), a crítica de Lula chama a atenção para um "grande problema". "De julho de 2021 até hoje, a margem de distribuição e revenda (parcela do valor da gasolina que fica com postos e distribuidoras) aumentou 96%. No gás de cozinha, a situação é ainda mais dramática. A margem no GLP subiu, de dezembro de 2020 até hoje, 90%", disse.

Eric utilizou datas diferentes para comparação, com um recorte de tempo (2021-2022) em que houve frequentes reajustes. "Com os preços subindo — e às vezes descendo —, tanto as distribuidoras quanto as revendedoras aproveitaram o caos e a perda de referência para ir subindo constantemente a parcela que fica com eles. Subia quando a Petrobras subia e, depois, não descia de volta, quando a estatal reajustava para baixo", observou.

Porém, segundo Paulo Tavares, presidente do Sindicombustíveis DF — entidade que reúne os distribuidores —, o problema está na tributação incidente sobre o produto, que faz com que encareça substancialmente. "É preciso entender o preço da gasolina que sai da Petrobras, hoje, que, realmente, está em R$ 3,04. Os impostos federais (PIS, Cofins e Cide) somam R$ 0,80. Ou seja, são 25% de acréscimo sobre o preço da Petrobras. Além disso, temos o custo do ICMS nos estados — são os governadores que ficam com esse recurso e estamos falando de R$ 1,47. São mais 48% de acréscimo. Quer dizer: mais de 70% desse preço dobrado de que o presidente fala, e que chega à bomba, é somente de impostos. O problema não é o posto. É o imposto", salientou.

Tavares acrescenta, ainda, que as três principais distribuidoras do país — Vibra, Ipiranga e Raizen — detêm mais 15% do lucro do preço da bomba, e para os postos de combustível restam 10%. O Correio também buscou a posição do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom) sobre as críticas de Lula, mas não obteve resposta até o fechamento desta edição.

Pressão pela exploração

A Petrobras somou-se à pressão do governo federal pela exploração de petróleo na Margem Equatorial brasileira. No evento de ontem, em Angra dos Reis (RJ), a presidente da estatal, Magda Chambriard, afirmou que a empresa está "pisando no acelerador" e que a exploração será feita de forma "extremamente segura". A afirmação vem na sequência das críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos entraves colocados para a prospecção da região, que se estende entre os litorais do Amapá e do Rio Grande.

Magda reforçou que, caso a licença para exploração seja concedida, a Petrobras adotará rigorosos protocolos de segurança. "Se obtivermos a licença, faremos tudo de forma extremamente segura. O senhor (Lula) pode ficar absolutamente tranquilo. A Petrobras demonstra, a cada dia, compromisso com o Brasil e com a segurança de nossas operações", afirmou. Ela acrescentou que, se autorizado, o Amapá terá "o melhor aparato de resposta de emergência já visto no mundo".

A presidente da Petrobras mandou um recado aos parceiros da estatal. "Estamos pisando no acelerador. Fornecedores brasileiros: estejam preparados, seja para fazer navios, para exploração e produção de petróleo e gás, seja para fazer refinarias e ampliação de capacidade de refino", advertiu.

A Petrobras aposta na construção da unidade de estabilização e despetrolização de fauna, em Oiapoque (AP), como principal argumento para a obtenção da licença junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

 

Mayara Souto
Fernanda Strickland
postado em 18/02/2025 03:55
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