O Supremo Tribunal Federal retoma, nesta terça-feira (10/6), o interrogatório dos réus da ação penal que apura tentativa de golpe de Estado.
Na parte da manhã, o primeiro réu interrogado foi o almirante Almir Garnier, comandante da Marinha no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Na sequência foram interrogados o ex-ministro da Justiça Anderson Torres e o general Augusto Heleno — que optou por responder apenas às perguntas da defesa. Os questionamentos seguem pela ordem alfabética.
Depois, serão ouvidos o ex-presidente Jair Bolsonaro, o ex-ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira e o general Walter Braga Netto — que está preso preventivamente no Rio de Janeiro e será ouvido por videoconferência.
Acompanhe:
- Leia também: Mauro Cid para Moraes: "Só o senhor ficaria preso"
Na segunda-feira (9/6), primeiro dia, foram interrogados o tenente-coronel Mauro Cid e o deputado federal e ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência Alexandre Ramagem. Eles fazem parte do grupo de oito réus que integram o Núcleo 1, ou “núcleo crucial”, no caso que julga tentativa de golpe de Estado.
Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), esse núcleo teve papel central na tentativa de golpe. O esquema envolveu outros 26 réus, que foram divididos em outros três grupos distintos.
O interrogatório foi conduzido pelo relator do processo, ministro Alexandre de Moraes, com a participação do ministro Luiz Fux e do procurador-geral da República, Paulo Gonet, responsável pela acusação.
Os réus respondem por tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, participação em organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.
No caso de Alexandre Ramagem, a investigação sobre fatos ocorridos após a posse como deputado federal, em janeiro de 2023, está suspensa até o fim do mandato.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Saiba Mais
-
Política Análise: Mauro Cid confirma as acusações de sua delação contra Bolsonaro
-
Política Novo entra com representação no TCU contra governo Lula por uso de WhatsApp
-
Política Bets: "Não podemos admitir jogos com programa do Bolsa Família", diz Izalci
-
Política Motta afirma que Câmara vai declarar perda do mandato de Carla Zambelli
-
Política Cid diz que Marinha colocou tropas à disposição de Bolsonaro para golpe
-
Política Mauro Cid confirma que Bolsonaro leu e editou minuta golpista
