INUNDAÇÕES

Itamaraty se solidariza e diz que não há brasileiros entre as vítimas no Texas

As inundações no Texas foram causadas devido as chuvas torrenciais que começaram na tarde de sexta-feira (4/7) no centro do estado

As enchentes levaram à declaração de emergência nas regiões de Hill Country e Concho Valley. Outras áreas do centro do estado estavam sob alertas de inundações repentinas, afetando mais de 30 mil pessoas -  (crédito: Eric Vryn / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP)
As enchentes levaram à declaração de emergência nas regiões de Hill Country e Concho Valley. Outras áreas do centro do estado estavam sob alertas de inundações repentinas, afetando mais de 30 mil pessoas - (crédito: Eric Vryn / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP)

O Ministério das Relações Exteriores lamentou as vítimas das enchentes registradas na sexta-feira (4/7), no Texas, Estados Unidos. De acordo com autoridades norte-americanas, as inundações mataram ao menos 43 pessoas.

"O governo brasileiro tomou conhecimento, com pesar, das fortes chuvas e enchentes que atingiram a região central do estado do Texas, nos Estados Unidos da América, na última sexta-feira. Ao se solidarizar com as famílias das vítimas, o governo brasileiro expressa suas condolências ao povo e ao governo norte-americanos", escreveu o Itamaraty, por meio de nota.

"O governo do Brasil reafirma que as alterações climáticas intensificam eventos extremos e aumentam a frequência de desastres semelhantes, o que torna ainda mais urgente a necessidade de medidas conjuntas por parte da comunidade internacional. Não há, até o momento, registro de vítimas brasileiras", completou.

As inundações no Texas foram causadas devido as chuvas torrenciais que começaram na tarde de sexta-feira (4/7) no centro do estado e permaneceram, em menor intensidade, até a madrugada de sábado (5/7). Segundo autoridades locais, o rio Guadalupe subiu 8 metros em 45 minutos.

As enchentes levaram à declaração de emergência nas regiões de Hill Country e Concho Valley. Outras áreas do centro do estado estavam sob alertas de inundações repentinas, afetando mais de 30 mil pessoas, conforme informações do jornal The New York Times

 

postado em 05/07/2025 21:02
x