Bolsonaro está proibido de se aproximar de embaixadas, decide STF
Ex-presidente terá de usar tornozeleira eletrônica e não poderá acessar as redes sociais. Ele é alvo de uma operação da Polícia Federal, por ordem do ministro Alexandre de Moraes
No ano passado, o ex-chefe do Planalto permaneceu dois dias na Embaixada da Hungria, em Brasília, após ter tido seu passaporte apreendido pela PF - (crédito: AFP)
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não poderá se comunicar com embaixadores e diplomatas estrangeiros e nem poderá se aproximar das áreas das embaixadas. Ele é alvo de mandados de busca e apreensão nesta sexta-feira (18/7), por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
No ano passado, o ex-chefe do Planalto permaneceu dois dias na Embaixada da Hungria, em Brasília, após ter tido seu passaporte apreendido pela Polícia Federal. Os mandados desta sexta-feira estão sendo cumpridos na casa do ex-presidente, em Brasília, e em endereços ligados ao Partido Liberal (PL), legenda de Bolsonaro.
Segundo a decisão de Alexandre de Moraes, o ex-presidente deverá usar tornozeleira eletrônica e permanecer em casa entre 19h e 6h, além de ser proibido de acessar as redes sociais. Ele também está proibido de manter contato com o filho, o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro — que está nos Estados Unidos atuando para que o país aplique sanções ao ministro do STF.
Moraes determinou as medidas cautelares atendendo a uma representação da Polícia Federal, com parecer favorável da Procuradoria-Geral da República (PGR). Segundo os investigadores, Bolsonaro tem atuado para dificultar o trâmite da ação penal por tentativa de golpe de Estado, no qual é réu, além de ter iniciativas que indicam os crimes de obstrução de Justiça, coação no curso do processo e ataque à soberania nacional.
A Polícia Federal deflagrou uma operação na manhã desta sexta-feira (18/7) contra Jair Bolsonaro, com autorização do STF
Mateus Bonomi/AFP
Agentes cumpriram mandados de busca e apreensão na casa do ex-presidente e em endereços ligados ao Partido Liberal (PL)
Mateus Bonomi/AFP
O STF determinou que Bolsonaro passe a usar tornozeleira eletrônica para monitoramento contínuo
AFP
Ele está proibido de sair de casa entre 19h e 7h, como medida de contenção e vigilância
AFP
Bolsonaro não poderá acessar ou usar redes sociais, nem mesmo por meio de terceiros
AFP
Está proibido de se comunicar com outros réus ou investigados, inclusive o filho Eduardo Bolsonaro
AFP
Jair Bolsonaro não pode se comunicar com diplomatas, embaixadores ou representantes estrangeiros
AFP
Está vetado seu acesso físico a embaixadas, especialmente a dos Estados Unidos
AFP
Ele não poderá deixar o país sem autorização prévia do Supremo Tribunal Federal
AFP
Endereços ligados ao Partido Liberal foram alvo de busca e apreensão na mesma operação
AFP
O advogado Fabio Wajngarten disse que a defesa recebeu as medidas com surpresa e vai se manifestar após acesso ao processo
AFP
O Partido Liberal classificou a operação como desproporcional e questionou sua justificativa
AFP
O deputado Rogério Correia (PT-MG) solicitou a prisão preventiva e a tornozeleira, citando risco de fuga
AFP
A Corte atendeu parcialmente, impondo restrições, mas sem decretar prisão até o momento
AFP
As medidas representam o avanço das investigações e aumentam o cerco judicial sobre o ex-presidente
Edilson Rodrigues/Agência Senado
Jornalista há 10 anos, é setorista de Poder Judiciário no Correio Braziliense. Já passou pelo caderno de Cidades e pela Revista do Correio. Tem experiência em site, impresso, rádio e assessorias de imprensa.