ITÁLIA

Zambelli chama Moraes de "ditador" em carta escrita à mão da prisão

Deputada federal está detida na Itália desde 29 de julho e afirma ter "consciência tranquila de quem é inocente"

Zambelli afirma ser
Zambelli afirma ser "forte e corajosa" em carta ao povo brasileiro - (crédito: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados)

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), presa na Itália desde 29 de julho, divulgou nesta quarta-feira (6/8) uma carta escrita à mão na qual se pronuncia publicamente pela primeira vez desde a detenção. No texto, com data de terça-feira (5/8), a parlamentar reafirma inocência e faz críticas ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a quem se refere como "ditador".

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

"Quero me pronunciar que estou sendo 'forte e corajosa', mantenho a fé e a cabeça erguida, uma consciência tranquila de alguém inocente", escreveu. Ainda na mensagem, direcionada "aos brasileiros de todo o mundo", Zambelli destaca a liberdade como "o maior presente" e afirma que "nenhum ditador nos colocará de joelhos".

A deputada está detida em território após ser incluída em uma investigação que tramita no STF por crimes de invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e falsidade ideológica, em que foi condenada a 10 anos de prisão. De acordo com as investigações, Zambelli planejou e coordenou, com auxílio de um hacker, a inserção de documentos falsos no sistema do CNJ, entre eles alvarás de soltura e até um mandado de prisão forjado contra o ministro Alexandre de Moraes.  

Zambelli continuará presa até definição sobre extradição, que poderá ser concluída ainda neste mês pela Justiça italiana.

Leia a carta na íntegra:

Aos brasileiros de todo o mundo, 

A vida é um grande milagre, mas o maior presente para as nossas vidas é a liberdade para vivermos nossa família, seja a de sangue ou aquela que elegemos.

Quero me pronunciar que estou sendo “forte e corajosa”, mantenho a fé e a cabeça erguida, uma consciência tranquila de alguém inocente. Tenham força, fé e coragem. O Brasil é um país abençoado e nenhum ditados nos colocará de joelhos. 

Amo vocês com todo meu coração! “Tudo posso naquele que me fortalece

Carla Zambelli

Imagem de carta enviada por Zambelli de prisão na Itália
Imagem de carta enviada por Zambelli de prisão na Itália (foto: Reprodução/Redes Sociais)

 

  • Google Discover Icon
postado em 06/08/2025 16:13 / atualizado em 06/08/2025 16:31
x