
O segundo secretário da Câmara dos Deputados, deputado Lula da Fonte (PP-PE), recebeu o encarregado de negócios da embaixada dos Estados Unidos, Gabriel Escobar, nesta quinta-feira (7/8). O encontro se deu na Câmara e serviu para negociar a ampliação da isenção do tarifaço do presidente Donald Trump (Republicano) a mais produtos brasileiros.
“A conversa foi extraordinária”, disse Lula da Fonte ao Correio. Ele também se disse otimista com a reunião. “(Estou) Otimista, a gente já teve algumas conquistas, algumas exceções (antes do início do tarifaço), como o suco de laranja, a celulose”, afirmou.
O foco, segundo ele, são produtos que afetam significativamente a economia de estados do Nordeste. “Houve alguns setores que foram mais afetados, como o setor de fruticultura da região do Vale do São Francisco, em Pernambuco, principalmente o setor de manga, e também o setor de açúcar na Zona da Mata da região Nordeste”, lembrou.
“A gente tratou sobre essas questões para que esses setores possam ser menos lesados pelo tarifaço”, pontuou o deputado Lula da Fonte.
Antes de se encontrar com o segundo secretário da Câmara, Gabriel Escobar conversou também com o vice-presidente Geraldo Alckmin. O encontro foi confirmado pela embaixada norte-americana, mas a pauta não foi divulgada.
As reuniões se deram um dia depois do início da sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Política
Política
Política