Trama golpista

Carla Zambelli faz greve de fome em presídio na Itália, diz advogado

Parlamentar desmaiou enquanto aguardava audiência de extradição na Itália, onde foi presa em junho

Por Junio Silva — O advogado da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), Fábio Pagnozzi, afirma que a parlamentar está em greve de fome. A falta de alimentação teria sido o motivo dela ter desmaiado e batido a cabeça antes da audiência de extradição no Tribunal de Apelação de Roma, na Itália, na última quarta-feira (13/8).

Em entrevista à Jovem Pan, o representante da defesa de Zambelli — que está presa desde 29 de julho em presídio italiano — está "muito debilitada". 

A audiência foi suspensa após o desmaio e a parlamentar precisou de atendimento médico. Segundo Fábio Pagnozzi, um perito da Justiça italiana avaliará o estado de saúde de Zambelli em 18 de agosto. 

A deputada do PL continuará presa na penitenciária feminina de Rebibbia, em Roma, enquanto a defesa alega questões de saúde e pede que ela aguarde o processo de extradição em prisão domiciliar.

Entenda o caso

Zambelli foi condenada pelo Superior Tribunal Federal (STF) por ter invadido, com a ajuda de um hacker, os sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na tentativa de emitir um mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes. 

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

Após a condenação, a deputada fugiu para a Itália onde foi presa em 29 de julho. Zambelli também é ré por ter perseguido de arma em punho um homem negro na véspera do segundo turno das eleições presidenciais de 2022. 

O julgamento por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal se encontra parado por determinação do ministro Kassio Nunes Marques.


Mais Lidas