
Um homem identificado como Leonildo dos Santos Fulgieri tentou invadir o Palácio do Planalto por volta das 3h30 desta quarta-feira (10/9). Segundo a assessoria de imprensa do Planalto, o invasor pulou a grade de proteção e foi atingido por disparos de balas de borracha.
De acordo com a mesma fonte, ele ignorou ordens dos militares para recuar e não ultrapassar a área de segurança.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Ao resistir à determinação, agentes do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) dispararam balas de borracha contra o homem, atingindo seu quadril e perna. Ele foi detido e encaminhado à Superintendência da Polícia Federal em Brasília.
Confira a nota completa do Planalto:
Nesta madrugada, por volta de 3h, um homem identificado como Leonildo dos Santos Fulgieri tentou subir a rampa do Palácio do Planalto. A princípio, foi advertido verbalmente pela guarda presidencial, mas como seguiu avançando, a segurança fez uso de arma não-letal para contê-lo, atingindo a perna e quadril, sem gravidade. Ele foi detido e levado para a Polícia Federal para registro de ocorrência.
Invasor era figura conhecida da PMDF
A Polícia Militar do Distrito Federal (PM-DF) também foi acionada por volta de 00h30 desta quarta para conter as tentativa de invasão ao Palácio do Planalto. Segundo a PM-DF, Leonildo dos Santos Fulgieri é figura conhecida da corporação e já havia tentado realizar outras invasões.
De acordo com a polícia, o homem aparentava sinais de uma possível desorientação mental. Esse estado, conforme a PM, fez com que fosse acionado o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) para atendimento pré-hospitalar.
- Leia também: STF tem maioria para condenar Mauro Cid por tentativa de abolição do Estado democrático de direito
As informações sobre o quadro de saúde de Leonildo foram repassadas à equipe médica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que "concluiu não haver necessidade de encaminhamento médico imediato, em razão da inexistência de risco iminente à saúde".
Por volta de 3h30, conta o comunicado da PMDF, a corporação foi acionada de novo para apoiar a Polícia Federal na condução de Leonildo à Polícia Federal, após ele tentar novamente invadir o Palácio do Planalto.
Confira a nota completa da PMDF
Na madrugada desta quarta-feira (10/09), por volta de 0h30, uma equipe da Polícia Militar do Distrito Federal foi acionada para atender a uma ocorrência envolvendo a tentativa de um indivíduo de subir a rampa do Palácio do Planalto, em Brasília/DF.
No local, a guarnição constatou que o cidadão já era conhecido da PMDF por ter protagonizado episódios semelhantes anteriormente. Durante a abordagem, verificou-se que ele apresentava sinais de possível desorientação mental, motivo pelo qual foi acionada uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) para atendimento pré-hospitalar.
Após avaliação preliminar, as informações foram repassadas à médica plantonista do SAMU, que concluiu não haver necessidade de encaminhamento médico imediato, em razão da inexistência de risco iminente à saúde.
Em seguida, o indivíduo foi conduzido pela PMDF à 5ª Delegacia de Polícia, onde foi registrada a ocorrência, que segue em apuração para as providências legais cabíveis.
Posteriormente, por volta de 3h30, a PMDF foi novamente acionada para apoiar a condução do mesmo homem à Polícia Federal, em razão de nova tentativa de invasão.
Política
Política
Política