O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) convocou a população para um ato no dia 7 de setembro e incentivou que os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro usem roupas com as cores da bandeira. No vídeo publicado Instagram, o senador também critica o julgamento de Jair Bolsonaro e mais sete réus acusados de tentativa de golpe de estado que está sendo realizado Supremo Tribunal Federal (STF).
No vídeo, Flávio diz que essa será a “última manifestação antes da farsa que o Alexandre de Moraes armou para condenar meu pai, o nosso presidente Jair Bolsonaro, a 40 anos de prisão”. O senador defende que a participação dos apoiadores nas ruas seria uma forma de “absolver Bolsonaro” e “exigir o direito de votar” nele em 2026.
Além disso, Flávio destaca a importância de os apoiadores se manifestarem para pressionar pela aprovação da anistia aos envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. Ele afirma que o aumento do número de pessoas nas ruas de verde e amarelo faria com que “a política enxergasse que os dias de Lula estão perto do fim” e que aceleraria o processo para a aprovação da anistia no Congresso.
Um dia antes da publicação do vídeo de Flávio, no entanto, o Governo Federal inicou uma campanha incentivando a população a usar a camisa do Brasil para celebrar o 7 de Setembro. A postagem do governo reforça que “todo dia é dia de exaltar o nosso Brasilzão e defender a nossa soberania”, em uma tentativa de desvincular a camisa de qualquer ideologia política.
*Estagiária sob supervisão de Jaqueline Fonseca
