O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), comemorou a eleição de Rodrigo Paz, candidato de centro-direita, para a presidência da Bolívia, em post nesta segunda-feira (20/10).
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Paz, que venceu o adversário Jorge Tuto Quiroga com 54% dos votos, no segundo turno, é o primeiro candidato não alinhado ao partido de esquerda Movimento para o Socialismo (MAS) a ganhar as eleições desde 2005.
“Parabenizo o novo presidente da Bolívia, Rodrigo Paz, pela vitória que marca o fim de um ciclo de governos de esquerda que arruinou o país. Que essa nova fase, guiada pela liberdade, traga prosperidade ao povo boliviano”, escreveu Zema, no X (antigo Twitter).
Rodrigo Paz, novo presidente da Bolívia
Atualmente senador, o vencedor do pleito assumirá o país em 8 de novembro com a promessa de desregulamentar a economia, mas sem deixar de lado os mais pobres.
Saiba Mais
-
Política Irmão de Lula processa quem o associa a esquema de descontos e critica CPMI do INSS
-
Política Lula deve nomear Boulos e indicar Messias ao STF antes de embarcar para a Ásia
-
Política Adiamento da LDO preocupa governo e Congresso
-
Política Duda Salabert ironiza saída de Ciro do PDT à la Bolsonaro: "Grande dia"
-
Política LDO de 2026 sofre novo adiamento em meio a desgaste do governo
-
Política Lula parabeniza o presidente eleito da Bolívia, Rodrigo Paz
Durante a campanha, Paz afirmou que seu governo trará o “capitalismo para todos”. A Bolívia se aproximou do socialismo desde a primeira eleição de Evo Morales, em 2005, tanto pelo controle estratégico de setores da economia (como energia, mineração e gás natural) pelo estado, como por políticas sociais de redistribuição de renda, mas sem abrir mão do capital privado e de investimentos estrangeiros.
