O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta sexta-feira (21/11) com o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, em Joanesburgo. O petista desembarcou no país pela manhã, onde participa da Cúpula de Chefes de Estado do G20 amanhã (22) e no domingo (23).
O encontro ocorreu no Centro de Convenções de Sandton, em uma área nobre da capital sul-africana, onde Lula está hospedado.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
A reunião não estava na agenda oficial do presidente. A expectativa é que ele realize outros encontros bilaterais às margens da Cúpula. Um deles é com o chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, que recentemente causou uma tensão com o Brasil após criticar Belém, sede da COP30.
- Leia também: Lula desembarca na África do Sul para Cúpula do G20
A Cúpula do G20 ocorre sem a presença dos chefes das maiores potências, como Donald Trump, dos Estados Unidos; Xi Jinping, da China; e Vladimir Putin, da Rússia. O bloco integra as 19 maiores economias do mundo, além da União Europeia e da União Africana.
Sul Global à frente do G20
O evento encerra um ciclo no qual o grupo foi presidido por países do Sul Global, sendo eles Indonésia, em 2022; Índia, em 2023; Brasil, em 2024; e África do Sul, em 2025. O próximo pais a presidir o G20 será os Estados Unidos.
Trump decidiu boicotar a Cúpula deste ano e disse que não enviará nem uma delegação oficial. Ele acusa a África do Sul, sem provas, de perseguir e matar fazendeiros brancos no país.
Após o evento, ainda no domingo, o presidente Lula embarca para Moçambique, onde realiza uma visita de Estado. Ele deve retornar ao Brasil apenas na terça-feira (25).
