EX-PRESIDENTE

Bolsonaro fará endoscopia nesta quarta-feira e segue internado

Internado desde a véspera de Natal, ex-presidente segue em tratamento para conter crises de soluço e avaliar refluxo

A previsão inicial é de alta hospitalar na quinta-feira, segundo um dos médicos responsáveis, mas o cronograma poderá ser revisto caso surja alguma intercorrência.  -  (crédito: Reprodução/Instagram)
A previsão inicial é de alta hospitalar na quinta-feira, segundo um dos médicos responsáveis, mas o cronograma poderá ser revisto caso surja alguma intercorrência. - (crédito: Reprodução/Instagram)

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) permanece internado no Hospital DF Star, em Brasília, após ser submetido a mais um procedimento médico na tentativa de controlar crises persistentes de soluço. De acordo com boletim divulgado pela equipe responsável, ele deverá realizar uma endoscopia digestiva nesta quarta-feira (31) para investigar possível refluxo gastroesofágico.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O CORREIO BRAZILIENSE NOGoogle Discover IconGoogle Discover SIGA O CB NOGoogle Discover IconGoogle Discover

Nos últimos dias, Bolsonaro passou por três intervenções voltadas ao bloqueio do nervo frênico, estrutura associada aos espasmos que provocam o soluço. No sábado (27), o bloqueio foi feito no lado direito; na segunda-feira (29), no lado esquerdo. Nesta terça (30), diante da recorrência do quadro, os médicos optaram por complementar o bloqueio anestésico. As intervenções ocorreram sem intercorrências relevantes, e a elevação da pressão arterial registrada após o procedimento foi considerada dentro do esperado.

Além dos procedimentos, o ex-presidente realiza fisioterapia respiratória, utiliza equipamento de CPAP durante a noite para tratamento de apneia do sono e adota medidas preventivas contra trombose. Ele também segue em acompanhamento pós-operatório em razão de cirurgia para correção de hérnia, realizada na véspera de Natal, data desde a qual está hospitalizado.

A previsão inicial é de alta hospitalar na quinta-feira, segundo um dos médicos responsáveis, mas o cronograma poderá ser revisto caso surja alguma intercorrência. A internação ocorre em meio ao cumprimento da pena de 27 anos e 3 meses, após condenação pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em setembro de 2025, relacionada aos atos de 8 de janeiro de 2023.

 

  • Google Discover Icon
postado em 31/12/2025 11:25
x