REDES SOCIAIS

Nikolas ironiza crítica de Amoêdo à caminhada até Brasília: "2,5%"

Amoêdo disse que Nikolas repete o "padrão bolsonarista", com um discurso marcado por retórica religiosa, vitimização e ausência de propostas

Chegada de Nikolas a Brasília foi marcada por fortes chuvas -  (crédito: Sergio LIMA / AFP)
Chegada de Nikolas a Brasília foi marcada por fortes chuvas - (crédito: Sergio LIMA / AFP)

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) reagiu com ironia às críticas feitas pelo ex-presidente do Partido Novo e ex-candidato à Presidência da República João Amoêdo à mobilização batizada de “Caminhada da Liberdade”, encerrada no domingo (25/1), em Brasília. A declaração de Amoêdo foi publicada nas redes sociais, nessa segunda-feira (26/1).

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O CORREIO BRAZILIENSE NOGoogle Discover IconGoogle Discover SIGA O CB NOGoogle Discover IconGoogle Discover

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

Ao comentar a manifestação organizada por Nikolas em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro, Amoêdo acusou o parlamentar de repetir o que classificou como “padrão bolsonarista”, com um discurso marcado por retórica religiosa, vitimização e ausência de propostas concretas. As críticas foram feitas em uma longa publicação no X (antigo Twitter).

Em resposta, Nikolas adotou um tom sarcástico e reduziu a reação a uma referência eleitoral. Também pelas redes sociais, o deputado escreveu “blz, 2,5%.”, em alusão ao percentual de votos obtido por João Amoêdo na eleição presidencial de 2018, quando o então candidato do Novo terminou a disputa em quinto lugar.

A manifestação que motivou o embate virtual foi organizada por Nikolas ao longo de cerca de seis dias, com uma caminhada de aproximadamente 240 quilômetros entre Paracatu, no Noroeste de Minas, e Brasília. O ato reuniu apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro e teve como pauta central críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF) e pedidos de anistia aos condenados pela tentativa de golpe de Estado.

A mobilização terminou sob forte chuva na capital federal e foi marcada por um grave incidente, quando um raio atingiu manifestantes, deixando dezenas de feridos, segundo o Corpo de Bombeiros.

João Amoêdo, que deixou o Partido Novo após divergências internas e críticas ao alinhamento de parte da direita ao bolsonarismo, tem adotado uma postura cada vez mais crítica a Bolsonaro e a seus aliados.

  • Google Discover Icon
VP
postado em 27/01/2026 10:40 / atualizado em 27/01/2026 10:40
x