Luto

Lula lamenta morte de Renato Rabelo, ex-presidente do PCdoB

Rabelo morreu neste domingo (15/2) aos 83 anos de idade. Ele presidiu o PCdoB entre 2001 e 2015, e foi um dos articuladores da primeira campanha presidencial de Lula em 1989

Rabelo também foi vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) e protestava contra a ditadura militar, implantada em 1964 -  (crédito: Divulgação/PCdoB)
Rabelo também foi vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) e protestava contra a ditadura militar, implantada em 1964 - (crédito: Divulgação/PCdoB)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou neste domingo (15/2) a morte do ex-presidente do PCdoB Renato Rabelo, aos 83 anos de idade. Segundo o petista, "a democracia brasileira perdeu hoje um de seus maiores nomes".

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O CORREIO BRAZILIENSE NOGoogle Discover IconGoogle Discover SIGA O CB NOGoogle Discover IconGoogle Discover

Em nota de pesar, Lula citou que esteve ao lado de Rabelo em momentos como as greves do ABC Paulista, nas Diretas Já e também nas suas campanhas presidenciais.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

"A democracia brasileira perdeu hoje um de seus maiores nomes, o meu querido companheiro Renato Rabelo. Dirigente histórico do PCdoB, trilhamos, lado a lado, alguns dos momentos mais importantes de nossa história", publicou o chefe do Executivo em sua conta do X.

"Estivemos juntos nas greves do ABC, nas Diretas Já e nas campanhas presidenciais a que concorri", acrescentou Lula.

Militante foi exilado durante a ditadura

A morte foi comunicada hoje pelo próprio PCdoB, sigla que comandou entre 2001 e 2015. Ele enfrentava um câncer. Rabelo foi vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) e militante do grupo Ação Popular (AP) durante a ditadura de 1964.

Ele foi exilado na França em 1976, e retornou ao Brasil em 1979, após a anistia. Dez anos depois, em 1989, representou o PCdoB na aliança que laçou a primeira candidatura de Lula à Presidência da República. O petista só venceu em 2022.

A nota de falecimento divulgada pelo partido foi assinada pela presidente em exercício do PCdoB, Nádia Campeão, e pela presidente licenciada e ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. 

  • Google Discover Icon
postado em 15/02/2026 21:55
x