Eleições 2026

Lula evita leitura de nominata em cerimônia e cita período eleitoral

Segundo o presidente, a decisão tem como objetivo evitar possíveis questionamentos da Justiça Eleitoral diante da presença de nomes que podem disputar eleições

Com as eleições se aproximando, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem evitado entrar em assuntos relacionados ao tema. Durante a cerimônia de lançamento ao mar e batismo da Fragata “Cunha Moreira”, realizada nesta sexta-feira (26/6), em Itajaí (SC), o líder petista afirmou que optou por não fazer a leitura da lista de autoridades presentes no evento em razão do período eleitoral.

Segundo Lula, a decisão teve como objetivo evitar possíveis questionamentos da Justiça Eleitoral diante da presença de nomes que podem disputar eleições. O presidente também afirmou que a apresentação das autoridades já havia sido feita por outros participantes da solenidade.

“Eu vou pedir desculpas às autoridades presentes, porque eu vou me abster de ler a nominata, porque nós estamos em época de eleição. Se eu citar alguém que é candidato à Justiça Eleitoral, poderá criar algum caso”, declarou.

A cerimônia marcou o lançamento ao mar da terceira embarcação do Programa Fragatas Classe Tamandaré, iniciativa considerada estratégica para a Marinha e para o fortalecimento da indústria de defesa nacional.

Mais Lidas