Moda

Os broches saem da caixa de joias da vovó direto para o look moderno

Versátil e atemporal, o broche pode ir da balada para o casamento, da seda para o jeans e do clássico ao cool

por Ailim Cabral
postado em 17/04/2022 09:00 / atualizado em 17/04/2022 13:12
 (crédito: Versace/Reprodução)
(crédito: Versace/Reprodução)

O resgate de acessórios de nossas antepassadas é muito comum, tanto pelo lado sentimental quanto pelo senso estético. Usar colares, brincos e anéis de mães, avós e bisavós é um costume cultural e cheio de afetividade. A adoção de alguns acessórios, principalmente joias, costuma se sobrepor ao que está na moda no momento. Muitas delas têm mais a ver com o estilo pessoal de quem as herdou e com a ocasião em que são adotadas.

Entre essas relíquias, algumas costumavam ficar esquecidas no fundo da gaveta. Os broches, que durante muito tempo foram associados a pessoas mais velhas, estão saindo de dentro das caixas e ganhando as passarelas mundo afora.

Na coleção de inverno 22/23, a Chanel apostou nos broches
Na coleção de inverno 22/23, a Chanel apostou nos broches (foto: Chanel/Reprodução)

Ivone Alice, empreendedora e fashion business com 30 anos de experiência em acessórios, acredita que os broches são atemporais e que a pandemia trouxe uma certa nostalgia para a moda. "Acho que o isolamento acelerou esse resgate da afetividade, de conexão com nossas origens, e a moda, de certa forma, já caminhava para isso", acrescenta.

A volta de tendências dos anos 1990 e 2000 é um desses exemplos. Ivone acredita que, enquanto muitas pessoas tiravam jaquetas antigas dos armários dos pais, outras foram mais longe e começaram a inserir os broches nesse mix.

Broche no desfile da Moschino
Broche no desfile da Moschino (foto: FFW/Reprodução)

High low

Hoje, seja na moda de rua, seja nas semanas de moda nacionais e internacionais, o broche aparece como ponto de cor e charme em produções sofisticadas, ao mesmo tempo em que acrescenta glamour em looks despojados.

A jaqueta sai do básico para o fashion em instantes no look de Ivone Alice
A jaqueta sai do básico para o fashion em instantes no look de Ivone Alice (foto: Arquivo Pessoal)

"O broche tem tudo a ver com misturas high low, esse mix de peças finas e sofisticadas com o básico e casual. Ele é ousado e se encaixa em todos os estilos, dependendo de como for combinado", afirma Leila Raquel Silva Pinheiro da Costa, consultora de estilo, design de moda e criadora do Ateliê Lilac.

Leila acrescenta que mesmo o look mais básico, calça jeans e camiseta, pode se tornar superfashion e diferente com alguns broches, que podem seguir tanto a linha sofisticada, com pérolas e pedrarias, quanto mais básicos como os bottons.

"Uma peça que aparentemente é clássica e restrita vive essa renovação. Ficou mais cool e é usada também para transmitir mensagens e apoio a causas importantes. Pode passear por todos os estilos com diferentes finalidades", diz.

No look criado por Leila, a camisa e o broche fogem do tradicional
No look criado por Leila, a camisa e o broche fogem do tradicional (foto: Arquivo Pessoal)

Empreendedora na área de acessórios, Graziele Alvarelli garante que o uso moderno e despojado dos broches já não é exclusividade das passarelas e dos mais antenados em moda. "Os jovens começaram esse movimento faz um tempo. Meu público costumava ser apenas de senhoras e agora pessoas de todas as idades, homens e mulheres, juntam-se a elas. Eu vendo o estoque em questão de semanas", comemora.

Grazi Alvarelli, como é conhecida, lembra que, desde o ano passado, os insetos estão entre os preferidos mais descolados e o besouro fica entre os mais populares. Mesmo as peças sofisticadas, com pedraria e formatos tradicionais, as queridinhas das senhoras mais elegantes, têm ganhado a atenção dos fashionistas. "Misturando pedras, cores, formatos e composições, um broche supertradicional pode virar uma peça exótica em uma produção básica", completa.

Além de ousar, também é possível manter o tom mais clássico
Além de ousar, também é possível manter o tom mais clássico (foto: Arquivo Pessoal)

Onde posso colocar um broche?

As possibilidades são infinitas, como dizem as especialistas em moda e acessórios. Leila Raquel Silva Pinheiro da Costa sugere que você deixe o broche passear pelo corpo e descubra onde o acessório agrada mais ao seu estilo. Mas se você quer apostar na tendência e ainda não sabe por onde começar, aqui vão algumas dicas.

- Em uma camisa branca tradicional, o broche pode ser usado no fechamento da gola, na ponta da manga perto do punho ou mesmo de forma clássica, na lapela. Leila sugere transpassar as pontas da camisa e colocar o broche unindo as duas pontas. Também é possível colocar as pontas da camisa dentro da calça e usar o broche por cima, unindo as peças.

- Na calça jeans, além de fazer as vezes de uma fivela de cinto, os enfeites podem ser colocados ao longo do cós e como detalhes por cima dos bolsos, por exemplo.

- Nas camisetas, dobrar as mangas e colocar broches dos dois lados é uma das formas de dar um ar mais romântico à peça popular. Um broche brilhante na gola de uma camiseta de rock, por exemplo, é uma mistura ousada e que chama a atenção.

- Podem ser usados por toda a extensão de jaquetas jeans, uma das composições mais vistas na moda internacional. Podem também ser usados para fechar quimonos, cardigãs, lenços e echarpes.

- Nos cabelos, podem ser arremates em lenços e turbantes, além de enfeitar boinas e chapéus. Os scrunchies, as famosas "chuchinhas", também podem ser enfeitadas com broches na hora de prender os fios.

Onde comprar

Emporium das Netas — @emporiumdasnetas_

Alvareli Acessórios — @alvareliacessorios

Adê Hentz Acessórios — @adehentzacessorios

Ateliê Lilac — @atelielilac

Partú Acessórios — @partuacessorios

Os homens também apostar no acessório sem medo, como mostra Andrew Garfiled usando Gucci
Os homens também apostar no acessório sem medo, como mostra Andrew Garfiled usando Gucci (foto: Gucci/Reprodução)

 

  • Na composição de Ivone Alice, broche 
pode dar um charme extra para a bolsa
    Na composição de Ivone Alice, broche pode dar um charme extra para a bolsa Foto: Arquivo Pessoal
  • Ivone Alice sugere o uso de peças sofisticadas com o jeans, proporcionando uma quebra de estilos
    Ivone Alice sugere o uso de peças sofisticadas com o jeans, proporcionando uma quebra de estilos Foto: Arquivo Pessoal
  • A jaqueta sai do básico para o fashion em instantes no look de Ivone Alice
    A jaqueta sai do básico para o fashion em instantes no look de Ivone Alice Foto: Arquivo Pessoal
  • No look criado por Leila, a camisa e o broche fogem do tradicional
    No look criado por Leila, a camisa e o broche fogem do tradicional Foto: Arquivo Pessoal
  • Além de ousar, também é possível manter o tom mais clássico
    Além de ousar, também é possível manter o tom mais clássico Foto: Arquivo Pessoal
  • Leila usa os broches em produções leves e divertidas
    Leila usa os broches em produções leves e divertidas Foto: Arquivo Pessoal
  • Na coleção de inverno 22/23, a Chanel apostou nos broches
    Na coleção de inverno 22/23, a Chanel apostou nos broches Foto: Chanel/Reprodução
  • Mix de broches da Chanel
    Mix de broches da Chanel Foto: Chanel/Reprodução
  • Broche no desfile da Moschino
    Broche no desfile da Moschino Foto: FFW/Reprodução
  • Os homens também apostar no acessório sem medo, como mostra Andrew Garfiled usando Gucci
    Os homens também apostar no acessório sem medo, como mostra Andrew Garfiled usando Gucci Foto: Gucci/Reprodução
  • O ator Jabari Banks arrematou o terno Dolce & Gabbana com um broche fino
    O ator Jabari Banks arrematou o terno Dolce & Gabbana com um broche fino Foto: Dolce&Gabbana/Reprodução
  • Broche Art Deco Tutti Frutti Flower Vase, de 1930. Criado pela tradicional grife de joias Cartier, uma das preferidas da Rainha Elizabeth II
    Broche Art Deco Tutti Frutti Flower Vase, de 1930. Criado pela tradicional grife de joias Cartier, uma das preferidas da Rainha Elizabeth II Foto: Cartier/Reprodução
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE