Beleza

Cabelo diferente? Mudar o visual através dos fios é tendência para todos

Cuidar do cabelo não é exclusividade das mulheres. A Revista separou algumas dicas para quem acha que transformar o visual é aquele bicho de sete cabeças!

Por Luna Veloso*
postado em 12/06/2022 09:00
 2022. Revista.  Cabeça raspada estampada.        -  (crédito:  Reprodução Pinterest )
2022. Revista. Cabeça raspada estampada. - (crédito: Reprodução Pinterest )

Já passou do tempo em que cuidados com o cabelo eram considerados uma prática exclusivamente feminina.Todo mundo já teve aquela vontade de mudar radicalmente a aparência ou apenas renovar o corte dos fios para algo mais moderno e descolado. Repaginar o visual com penteados e tinturas também está cada vez mais presente no universo masculino.

Às vezes, uma longa lista de produtos finalizadores, um cronograma capilar com várias etapas, terapia para os fios, químicas e restaurações caríssimas podem desanimar quem nunca tinha parado para dar aquela atençãozinha extra para os fios. Começar a se aventurar nesse universo, porém, exige uma rotina de cuidados muito mais simples do que parece. O básico funciona e já é mais do que suficiente.

Um bom ponto de partida para qualquer transformação é o corte. Seja ela radical, seja apenas uma renovada nas pontinhas, ter um profissional de qualidade, muitas vezes, é o que vai fazer a diferença em todo o processo.O privilégio de poder investir nesse serviço não pode ser desperdiçado, é uma grande demonstração de amor-próprio.

Franck Rodrigues é hair stylist há mais de 25 anos e, desde o início da carreira, trabalha com ambos os públicos — masculino e feminino. Seus atendimentos são personalizados e, com o uso da técnica harmônica em seus cortes, ele traz liberdade e movimento para os cabelos, encaixando em todos os formatos de rosto.

A harmonização dá aos cortes um toque singular, é uma técnica que leva em conta as proporções de cada um. Fugindo da padronização da técnica geométrica, cada pessoa tem uma resultado específico, pensado para as suas próprias características, e isso independe do gênero.

Mesmo com a tendência de cortes personalizados, é sempre bom ter uma inspiração de base para levar para o cabeleireiro na hora de realizar o procedimento. O ano de 2022 tem seguido a mesma linha dos últimos ano,s com a tendência de cabelos próximos ao natural, com movimentações mais orgânicas e menos alinhadas. para o público ousado, porém, existem as opções criativas.

A Revista separou alguns modelos que são a prova viva de que o universo dos cabelos não tem um gênero específico.

Buzz cut

Não há nada mais natural do que usar o cabelo exatamente da forma como ele veio ao mundo — rente à cabeça. Raspar os fios é aquela tendência que chegou para ficar! Mesmo que alguns achem que surgiu dos delírios da quarentena, o corte tem todo seu simbolismo histórico. Fora o ambiente militar, onde o visual é muito usado, ele também representa todo um movimento de contracultura, rebeldia e empoderamento. Com ou sem intenção de protesto, ele traz muita praticidade para o dia a dia!

Suas versões coloridas — e descoloridas — também são o charme. Se a ideia for sair ainda mais do convencional,  apostar em um cabelo estampado pode ser uma boa ideia

  • 2022. Revista. Cabeça raspada. Reprodução Pinterest
  • 2022. Revista. Cabeça raspada estampada. Reprodução Pinterest
  • 2022. Revista. Cabeça raspada colorida. Reprodução Pinterest
  • 2022. Revista. Cabeça raspada colorida. Reprodução Pinterest
  • 2022. Revista. Cabeça raspada estampada. Reprodução Pinterest
  • 2022. Revista. Cabeça raspada. Reprodução Pinterest

Mullet

Aquele curtinho na frente e dos lados e longo na parte de trás, repicado, fluido, assimétrico e versátil. Outro corte que não tem erro. Teve o início de sua popularidade nos anos 1970 com a tendência do glam rock, propagado por grandes ícones mundiais, como David Bowie e Rod Stewart. Ressurgiu em meados de 2020 com um ar mais moderno e virou tendência nas redes sociais. Ele se encaixa perfeitamente na proposta de cabelo sem gênero, todos — ou quase todos — ficam lindos com um mullet! Longo, curto, cacheado ou liso, essa é a aposta certa para o seu cabelo

  • 2022. Revista. Cabeça mullet. Reprodução Pinterest
  • 2022. Revista. Cabeça mullet. Reprodução Pinterest
  • 2022. Revista. Cabeça mullet. Reprodução Pinterest


Pixie

uma variação mais ousada do famoso "joãozinho". Curto na lateral com uma franja bem desfiada, é mais uma aposta perfeita para a praticidade do dia a dia. Um corte interessante e cheio de variações com que causam muito imapcto!

 2022.Revista - Beleza -Cortes e cabelos diferentes - Pixie.
2022.Revista - Beleza -Cortes e cabelos diferentes - Pixie. (foto: Reprodução/Pinterest)

 

Para radicalizar — ou não!

Depois de um bom corte existem muitos caminhos para se seguir — penteados, texturizações, finalizações, tinturas. Em se tratando de uma mudança de visual — temporária ou definitiva —, a lista de opções é muito grande. Penteados como as tranças e os rastafari são um ótimo exemplo de mudança radical, mas temporária. Alem da estética e do charme que eles trazem para o visual, a identificação referente à ancestralidade, para os povos negros, resulta em um sentimento de força, garra e poder, como explica a trancista Elaine Barbosa.

É necessário ter alguns cuidados específicos para aumentar a durabilidade e manter o cabelo natural saudável. Os rastas só devem ser lavados com xampu e secados naturalmente. As toucas de cetim são acessórios fundamentais para diminuir frizz, e é sempre bom evitar o uso de cremes e óleos, para não danificar o procedimento. Consultar um profissional também é essencial.

Se a ideia for algo permanente — ou com maior durabilidade — os sidecuts ou undercuts são uma ótima alternativa. A moda de raspar apenas a lateral ou a parte de baixo do cabelo se adapta muito bem em todos os tipos de cabelo e se adequa perfeitamente para aqueles que desejam um visual com mais atitude

Agora, para os que ainda estão engatinhando no universo dos cabelos e não querem se arriscar muito, pomadas, géis, sprays e mousses vão ser os maiores aliados no processo. Nesses casos, a transformação desaparece com um bom banho, mas, ainda assim, vão fazer toda a diferença durante o dia.

Em todos os tons

Quando se trata de cores, 2022 vem na mesma linha dos corte, caminhando para o natural com tons personalizados, que danificam menos os fios e trazem aquela exclusividade. Junto com tons quentes, caramelo e alaranjando, o hair style Frank Rodrigues acrescenta a volta do "cabelo de praia", com clareamento sutil similar ao loiro queimado de sol.

São tantas inspirações que vai ficar até difícil de escolher. Já deixa reservada a lista de próximas mudanças capilares para aquele momento em que a necessidade de transformar o visual bater na sua porta.

*Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte

 


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação