Moda

Vestindo Cultura apresenta desfile no Pátio Brasil neste sábado

Para encerrar a 5ª edição do projeto, um grande desfile será realizado na praça central do shopping, a partir das 16h

O evento, que encerra a  5ª edição do Projeto,  será neste sábado, às 16h -  (crédito: Divulgação/ Vestindo Cultura )
O evento, que encerra a 5ª edição do Projeto, será neste sábado, às 16h - (crédito: Divulgação/ Vestindo Cultura )
postado em 29/09/2023 13:11

Neste sábado (30 de setembro), às 16h, a Praça Central do Pátio Brasil será palco do encerramento da 5ª edição do projeto multicultural Vestindo Cultura, no qual a moda dialoga com outras linguagens culturais — literatura, artesanato, fotografia — para fomentar o mercado cultural local.

Com o patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, o projeto, idealizado por Beatriz Schwab, Andrey do Amaral e Marina Sakamoto, foi executado pela Agência Scouting e pela Pergunta Fixar. Nesta edição, foram selecionados 11 estilistas que toparam o desafio de criar coleções inspiradas em histórias de livros.

Na primeira fase do projeto, que aconteceu em março, foram realizados, gratuitamente, seminários, workshops, mesas-redondas e debates sobre o mercado da moda. "A segunda fase foi marcada pela pré-seleção dos estilistas que escolheram um livro da editora Pergunta Fixar, leram e nos apresentaram seus croquis", explica a CEO da agência Scouting, Marina Sakamoto.

O desfile é a última ação desta edição e conta com a colaboração de mais de 100 profissionais de moda envolvidos diretamente na sua execução. "O projeto promove o incentivo à leitura e acesso aos livros, além de alavancar a transformação da indústria da moda local em direção à valorização da representatividade e das diversas formas de expressão. O Vestindo Cultura fomenta a moda justa, inclusiva e responsável", completa Marina.

Entre os profissionais selecionados para confeccionar as roupas do desfile, a estilista Brunna Rabelo Nascimento escolheu inspirar-se no livro Você — Poemas de paixões e coisas parecidas, de José Carlos Vieira, editor de Cidades, de Cultura e da Revista do Correio Braziliense. O livro é uma coletânea de poemas que acabam por nos conduzir sempre à melancolia de uma saudade insuperada da mulher amada que partiu. Vivendo o luto dessa perda, o autor retrata em poesia seus pensamentos e dias que se passam em “um apartamento no final da Asa Norte" (poema 27), onde sua rotina acontece de forma monótona e solitária.

A mulher que faz a marca Brunna Rabelo, é uma mulher dedicada o trabalho que gosta de rotina e se dedica o máximo às suas responsabilidades, se preocupa com a imagem profissional que passa e busca tempo de qualidade com as pessoas que fazem parte de sua vida.
A mulher que faz a marca Brunna Rabelo, é uma mulher dedicada o trabalho que gosta de rotina e se dedica o máximo às suas responsabilidades, se preocupa com a imagem profissional que passa e busca tempo de qualidade com as pessoas que fazem parte de sua vida. (foto: Reprodução/ Você - Poemas de Paixões e Coisas Parecidas)

As peças dessa coleção foram criadas retratando uma leitura da musa da obra de José Carlos Vieira pela visão da estilista. A musa dessa obra é vista como uma mulher típica da região de Brasília. Como a cidade está localizada no Planalto Central, é sede do governo do país e comporta uma série de órgãos públicos e prédios corporativos, consequentemente, o visual adotado por mulheres que fazem parte dessa realidade executiva é mais elegante e sofisticado, sendo adequado para o trabalho nesse âmbito.

A estilista quis capturar a essência da mulher que é objeto do desejo e da saudade que inspiram poemas e a essência da mulher forte e trabalhadora que inspira as criações de sua marca. A musa da saudade de José Carlos Vieira é interpretada pela estilista como uma mulher sensual na medida certa, ela é uma mulher de atitude e tem uma mistura sutil entre delicadeza e feminilidade com firmeza e imponência, o tipo de mulher que "faz falta". 

 

Confira, abaixo, os estilistas selecionados e os livros que escolheram, para confeccionar as roupas do desfile:

-Brunna Rabelo com o livro Você: Poemas de paixões e coisas parecidas, de José Carlos Vieira

-Elisa Hilst com o livro O Choro da chuva, de Olga de Benoist

-Lisiane Boeira com livro Todos os cavalos, de Antonia Vicens

-Jane Guedes (Jane Guedes Ateliê) com o livro Olhos de pedra, de Marco Haurélio

- Aluna do Fashion Campus com o livro Hope Killers, de Thiago Moyses

-Salomão Ferretti (Salomão Ferretti Wear) com o livro Gestão da cultura para o desenvolvimento de cidades, de Selma Santiago

-Cami Ribeiro com o livro A menina do espelho, de Adriana Ramos

- Jaqueline Guerra (Ao Vento) com o livro Solteiros novamente, de Ana Maria Freitas Coelho e Beatriz Schwab

- Sywsy com o livro Os antissociais, de JL Messina

- Meire Ferreira (Meire Ferreira) com o livro O choro da chuva, de Olga de Benoist

- Bee com o livro Hope Killers, de Thiago Moyses

Serviço:
Desfile dos Estilistas do Vestindo Cultura- 5° edição
Local: Praça Central do Pátio Brasil Shopping
Data: 30 de setembro
Hora: 16h

*Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação