BELEZA

Confira oito dicas para manter os cabelos lisos bonitos e saudáveis

Especialistas explicam como algumas atitudes do dia a dia são importantes para a saúde dos fios

Cabelos lisos demandam certos cuidados e tratamentos específicos (Imagem: Irina Bg | Shutterstock) -  (crédito: EdiCase - Beleza -> Revista)
Cabelos lisos demandam certos cuidados e tratamentos específicos (Imagem: Irina Bg | Shutterstock) - (crédito: EdiCase - Beleza -> Revista)

Os cabelos lisos, sejam eles naturais ou alisados quimicamente, demandam certos cuidados e tratamentos. Assim como outros tipos de cabelos, eles também podem ficar quebradiços, com pontas duplas e frizz. Por isso, os cabeleireiros Andréa Leite e Rafael Cruz elencam dicas para cuidar dos fios e mantê-los saudáveis. Confira!

1. Utilize xampus específicos

A principal queixa das mulheres com cabelos lisos são os fios pesados, a raiz muito oleosa e as pontas secas. Para solucionar esse problema, Andréa Leite indica o uso de xampu específico para raízes oleosas e a aplicação de condicionador apenas nas pontas dos fios.

2. Atenção com a temperatura da água

Outro cuidado que deve ser tomado ao lavar os fios é com a temperatura da água. "A temperatura, quando muito elevada, dilata a fibra deixando-o opaco, pois as camadas de cutícula também ficam abertas", alerta Rafael Cruz. Por outro lado, Andréa Leite enfatiza que a melhor temperatura da água é a fria. "Estimula menos a oleosidade do couro cabeludo. A água quente resseca os fios e retira a oleosidade natural do cabelo", explica.

3. Hidrate e corte o cabelo

Para quem usa o secador com frequência é importante manter a hidratação e o corte sempre em dia. O ideal é hidratar os cabelos a cada 15 dias, ou uma vez por mês, para cabelos muito oleosos. Além disso, deve ser cortado, preferencialmente, uma vez por mês, mas também é possível cortá-los a cada dois ou três meses.

4. Cuidados para não queimar os fios

Para quem não dispensa o secador, alguns cuidados devem ser tomados. É importante manter uma distância mínima do couro cabeludo, aproximadamente 15 cm ou um palmo, e ter atenção para que o "bico" do secador não encoste nos fios, pois isso pode queimá-los, esclarecem os cabeleireiros. Além disso, Rafael Cruz aconselha a utilizar produtos com protetores térmicos sempre que for utilizar o secador ou a chapinha.

5. Utilize creme para pentear

O creme para pentear é imprescindível para os cuidados com os fios. "Os sem enxágue são como a ‘roupa’ dos cabelos, sem eles os cabelos ficam expostos aos danos ambientais", explica o cabeleireiro Rafael Cruz.

6. Não esfregue a toalha nos fios

Após o banho, é comum esfregar a toalha na cabeça para secar os cabelos mais rápido. No entanto, a prática deve ser evitada, pois a toalha cria atrito com os cabelos, causando frizz e danificando os fios. A melhor alternativa é utilizar o secador, sempre com um protetor térmico.

7. Elabore um cronograma capilar

O cronograma capilar mantém os fios saudáveis com três etapas: nutrição, hidratação e reconstrução, que devolvem os nutrientes, repõem a água e a massa dos cabelos, que são perdidos com o tempo.

8. Utilize touca e fronha de cetim

Para evitar o frizz, a touca e a fronha de cetim são excelentes aliadas. Feitas a partir de fibras que são mais lisas que o algodão, elas evitam o atrito do cabelo com o tecido, que normalmente os deixa embaraçados após a noite de sono.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

EdiCase
postado em 16/04/2024 11:08 / atualizado em 16/04/2024 11:09