As folhas de hortelã são amplamente utilizadas no preparo de chá, uma bebida reconfortante que, além de aquecer o corpo e ajudar a espantar o frio, oferece diversos benefícios para a saúde. Isso porque essa planta tem propriedades digestivas, efeitos calmantes e ação anti-inflamatória e antioxidante.
Pensando nisso, a seguir, selecionamos alguns benefícios surpreendentes dessa bebida que vão te convencer a incluí-la na sua rotina. Confira!
1. Melhora a digestão
Segundo estudo realizado pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), as folhas de hortelã do gênero Metha apresentam indicação etnofarmacológica para distúrbios gastrointestinais. A pesquisa indica que a planta relaxa os músculos do estômago e melhora o fluxo da bile, utilizada pelo corpo para digerir gorduras, o que, consequentemente, facilita a digestão.
2. Reduz a cólica menstrual
A hortelã possui propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e relaxantes que reduzem a inflamação no útero, contribuindo para o alívio e a duração das cólicas, causadas pela contração uterina. “No período menstrual, as contrações uterinas aumentam, justamente para auxiliar na eliminação do endométrio. Para ajudar neste processo, há aumento de mediadores inflamatórios locais, e isso, associado à contratilidade uterina aumentada, pode causar dor do tipo cólica”, explica a ginecologista Dra. Juliana Sperandio, parceira de Pantys, marca de calcinhas absorventes para menstruação, maternidade e incontinência.
3. Alivia dores de cabeça e enxaqueca
O consumo de chá de hortelã é indicado contra as dores de cabeça e a enxaqueca devido às propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, que reduzem a inflamação nos vasos sanguíneos e nervos, aliviando a dor. Além disso, as folhas também têm ação relaxante, que reduz a tensão e o estresse, dois fatores que frequentemente contribuem para a ocorrência de enxaquecas.
“No episódio de enxaqueca, o paciente pode ter alguns sintomas gerais antes de iniciar o quadro de dor, como irritação, alteração de humor, insônia, sonolência, entre outros. Posteriormente, a dor se inicia, podendo ser de forma leve e ir se intensificando ao longo das horas”, explica a Dra. Mirella Fazzito, neurologista da Clínica Araújo & Fazzito.
4. Ajuda a controlar os sintomas respiratórios
Você já deve ter reparado que muitas das pomadas que prometem descongestionar o nariz contêm, na formulação, hortelã. Isso não é coincidência, visto que a planta tem ácido ascórbico, mentol e tinol como propriedades, responsáveis por aliviar os sintomas de asma, congestão nasal, rinite e sinusite, já que agem como expectorante e descongestionante.
5. Contribui para uma boa noite de sono
Beber uma xícara de chá de hortelã quente antes de dormir pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, criando um ambiente mais propício para o relaxamento. Isso porque o mentol presente nessa planta atua como um suave tranquilizante muscular, ajudando a relaxar os músculos e os nervos. Além disso, o aroma refrescante da hortelã pode ter um efeito terapêutico, promovendo uma sensação de bem-estar que facilita o adormecer.
Como preparar o chá de hortelã?
Ingredientes
- 1 punhado de folhas de hortelã
- 1 l de água
- Mel a gosto
Modo de preparo
Em uma panela, coloque a água e leve ao fogo médio para ferver. Adicione as folhas de hortelã, reduza o fogo e ferva por 10 minutos. Desligue o fogo e coe o chá. Adoce com mel e sirva em seguida.
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br