Saúde & Bem-estar

13 esportes olímpicos beneficiados pelo pilates

Confira também 5 exercícios que ajudam a fortalecer o core e melhoram a resistência muscular

O pilates complementa a prática de diversas modalidades de esporte (Imagem: PeopleImages.com - Y | Shutterstock) -  (crédito: EdiCase)
O pilates complementa a prática de diversas modalidades de esporte (Imagem: PeopleImages.com - Y | Shutterstock) - (crédito: EdiCase)

Os atletas que competem nos Jogos Olímpicos necessitam de um preparo intenso, tanto físico, com treinos rigorosos, quanto psicológico. A flexibilidade dos competidores se mostra um diferencial crucial no desempenho. Afinal, a capacidade de se adaptar a diversas situações e movimentos aprimora a execução de suas modalidades esportivas e ajuda a prevenir lesões.

Benefícios do pilates para os atletas

Segundo a fisioterapeuta e professora da Pure Pilates Josi Araújo, os atletas olímpicos podem se beneficiar do pilates, pois ajuda a fortalecer os músculos aumentando a flexibilidade, o que é crucial para a maioria dos esportes olímpicos.

“Além disso, também podemos enfatizar o fortalecimento do core, que inclui os músculos abdominais, dorsais e pélvicos. Um core forte melhora a estabilidade, o equilíbrio e a eficiência dos movimentos atléticos. Beneficia também a prevenção de lesões, pois o foco do pilates na força muscular equilibrada e na flexibilidade ajuda a reduzir o risco de lesões, pois fortalece os músculos de suporte e melhora a estabilidade articular”, ressalta.

O pilates aumenta a consciência corporal e o controle neuromuscular, permitindo que os atletas percebam e ajustem seus movimentos de forma mais precisa. Isso ajuda a evitar movimentos errados que podem resultar em lesões. Além disso, auxilia na recuperação, pois os exercícios de pilates são de baixo impacto.

Atleta Rebeca Andrade em prova da Olimpíadas no Rio de Janeiro em 2016
O pilates ajuda a fortalecer o core e a flexibilidade, fundamentais na ginástica artística (Imagem: artistic gymnastics | Shutterstock)

Modalidades esportivas que combinam com pilates

O pilates é benéfico para uma infinidade de modalidades esportivas devido ao seu foco em força, flexibilidade, equilíbrio e controle do core. Veja abaixo algumas das modalidades esportivas que mais têm relação com o pilates!

1. Ginástica artística

A ginástica exige extrema flexibilidade, força do core e controle corporal, todos aprimorados pelo pilates.

2. Dança

Os dançarinos se beneficiam do pilates a partir da melhoria da flexibilidade, da força do core e do controle da postura, essenciais para movimentos graciosos e técnicos.

3. Atletismo

Corredores, saltadores e lançadores se beneficiam do pilates por meio do fortalecimento do core, melhoria da postura e prevenção de lesões por uso repetitivo.

4. Natação

O pilates ajuda os nadadores a desenvolverem uma melhor força do core e alinhamento corporal, essenciais para a eficiência na água e prevenção de lesões nos ombros.

5. Ciclismo

Ciclistas ganham estabilidade do core e força nas costas, ajudando a manter uma postura eficiente e a reduzir a fadiga e lesões.

6. Tênis

O pilates melhora a força do core, a flexibilidade e o equilíbrio, essenciais para os movimentos rápidos e os golpes precisos no tênis.

7. Golfe

Jogadores de golfe beneficiam-se da força do core, flexibilidade e equilíbrio que o pilates proporciona, melhorando o swing e prevenindo lesões na coluna.

8. Esportes de combate

A força do core, a flexibilidade e o controle do corpo são cruciais para a eficácia e a resistência em esportes de combate.

9. Esqui

O pilates melhora o equilíbrio, a força do core e a flexibilidade, fundamentais para a estabilidade e o controle.

10. Basquete e vôlei

Essas modalidades exigem força do core, agilidade e controle do corpo, todos beneficiados pelo pilates. Ainda, o exercício ajuda na prevenção de lesões nas articulações. 

11. Remo

Remadores se beneficiam da força do core e da flexibilidade proporcionadas pelo pilates, melhorando a eficiência dos movimentos e prevenindo lesões nas costas.

12. Corrida

Corredores ganham melhor alinhamento corporal, força do core e flexibilidade, essenciais para a eficiência e a prevenção de lesões.

13. Futebol

A força do core e a estabilidade são fundamentais para os movimentos rápidos e mudanças de direção, bem como para a prevenção de lesões nas articulações.

5 exercícios que contribuem para estabilidade

Para melhorar a resistência e a estabilidade dos atletas, uma série de exercícios de pilates podem ser acrescentados ao treinamento. A professora Josi Araújo lista algumas sugestões que focam principalmente o fortalecimento do core, a estabilização das articulações e a melhora da resistência muscular. Veja abaixo!

1. Prancha

Mulher fazendo o exercício de prancha no pilates
O exercício da prancha fortalece o core, os ombros e os glúteos (Imagem: Divulgação | Pure Pilates)

Objetivos: fortalece core, ombros, braços e glúteos.

Comece na posição de flexão com os antebraços no chão. Mantenha o corpo em linha reta dos ombros aos calcanhares. Segure a posição por 30 segundos a 1 minuto, aumentando gradualmente o tempo conforme a força melhora.

2. Hundred

Mulher fazendo o exercício hundred em estúdio de pilates
O exercício hundred fortalece o core e aumenta a circulação (Imagem: Divulgação | Pure Pilates)

Objetivos: fortalece o core, melhora a resistência e aumenta a circulação.

Deite de costas com as pernas elevadas em ângulo reto. Levante a cabeça e os ombros do chão e estenda os braços ao lado do corpo. Bombeie os braços para cima e para baixo enquanto respira profundamente por cinco contagens e expira por cinco contagens, repetindo até completar 100 contagens.

3. Leg circles

Professora fazendo exercício leg circle em estúdio de pilates
O exercício leg circles fortalece os músculos do core (Imagem: Divulgação | Pure Pilates)

Objetivos: melhora a mobilidade do quadril e fortalece os músculos estabilizadores do core.

Deite de costas com uma perna estendida no chão e a outra levantada perpendicular ao chão. Desenhe pequenos círculos no ar com a perna levantada, mantendo o core engajado e os quadris estáveis. Realize 10 círculos em cada direção, alternando as pernas.

4. Swimming

Professora fazendo exercício swimming em estúdio de pilates
O exercício swimming fortalece o core e melhora a resistência (Imagem: Divulgação | Pure Pilates)

Objetivos: fortalece o core, glúteos, costas e melhora a resistência.

Deite de bruços com os braços estendidos à frente e as pernas estendidas. Levante a cabeça, os braços e as pernas do chão. Alternadamente, levante o braço direito e a perna esquerda e depois o braço esquerdo e a perna direita, imitando um movimento de natação. Continue por 1 a 2 minutos.

5. Teaser

professora de pilates fazendo exercício teaser em estúdio de pilates
O exercício teaser melhora o equilíbrio e a coordenação (Imagem: Divulgação | Pure Pilates)

Objetivos: fortalece o core, melhora o equilíbrio e a coordenação.

Deite-se de costas com os joelhos dobrados e os pés no chão. Levante os braços acima da cabeça.  Inspire enquanto levanta a cabeça, os ombros e as pernas do chão, estendendo os braços para os pés e formando um “V” com o corpo. Segure por alguns segundos e depois desenrole de volta ao chão. Repita de 4 a 6 vezes.

Por Gabriela Andrade

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Redação EdiCase
postado em 30/07/2024 11:13
x