Saúde & Bem-estar

4 benefícios de boas amizades para a saúde física e mental

Entenda por que compartilhar a vida com os amigos pode favorecer o bem-estar

Boas amizades têm um impacto positivo significativo na qualidade de vida (Imagem: Gigi Delgado | Shutterstock) -  (crédito: EdiCase)
Boas amizades têm um impacto positivo significativo na qualidade de vida (Imagem: Gigi Delgado | Shutterstock) - (crédito: EdiCase)

Possuir boas amizades pode gerar um impacto significativo na saúde mental e física das pessoas. Isso porque um círculo de amizade desempenha um papel fundamental no bem-estar de cada indivíduo, influenciando positivamente a qualidade de vida e a capacidade de enfrentar desafios, por exemplo.  

Abaixo, confira 4 benefícios de boas amizades para a saúde física e mental!

1. Suporte emocional

Um dos principais aspectos, de acordo com o psicólogo e coordenador do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera, Renan Santos, é o suporte emocional que as amizades verdadeiras podem oferecer. Ter alguém para compartilhar as alegrias e as tristezas, ouvir e ser ouvido, acaba criando um ambiente de apoio que pode reduzir significativamente os níveis de estresse e ansiedade. 

2. Socialização

A socialização é outro ponto crucial apontado pelo especialista. “Manter uma rede de amizades ativa promove interações sociais positivas, o que contribui para a melhoria do humor e da autoestima. Pessoas que cultivam amizades costumam se sentir mais felizes e satisfeitas com suas vidas, além de enfrentarem melhor os desafios cotidianos”, comenta.  

grupo de amigos sentados em ambiente interno rindo e conversando
Amizades podem ajudar a reduzir o estresse e a promover o bem-estar geral (Imagem: adriaticfoto | ShutterStock)

3. Liberação de hormônios da felicidade

Além disso, as amizades verdadeiras também têm impactos fisiológicos, como a liberação de hormônios associados ao prazer e à felicidade, como a ocitocina. Essa substância está relacionada à redução do estresse e à promoção do bem-estar geral. 

4. Proteção contra a solidão

O psicólogo também enfatiza que o convívio social por meio das amizades pode ser uma proteção contra a solidão, que é um fator de risco para o desenvolvimento de problemas emocionais e de saúde mental

“Nossas conexões sociais desempenham um papel crítico em nosso bem-estar. Amizades positivas podem aumentar a resiliência emocional e nos proporcionar um senso de pertencimento. Ter alguém com quem contar durante momentos difíceis pode fazer uma grande diferença”, finaliza Renan Santos. 

Por Nicholas Montini Pereira

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Redação EdiCase
postado em 03/08/2024 08:10
x