Inovação

5G no futebol? Entenda uma das aplicações que a tecnologia pode trazer

Estandes no evento Futurecom apresentam diversas aplicações que podem ser alcançadas a partir da ativação 5G e que vão além da imaginação

Camilla Germano
postado em 20/10/2022 20:16 / atualizado em 20/10/2022 20:16
Aplicação 'Connected Stadium' permite que um evento esportivo seja captado em tempo real -  (crédito: Divulgação/NTTDATA)
Aplicação 'Connected Stadium' permite que um evento esportivo seja captado em tempo real - (crédito: Divulgação/NTTDATA)

São Paulo — Nos últimos meses, a velocidade do 5G se tornou um dos principais tópicos de conversa entre os fãs de tecnologia. E o holofote não é para menos. Já é possível cravar que o 5G tem a oportunidade de mudar e aprimorar muitas experiências que já existem.

Já pensou em estar em um estádio de futebol e ao mesmo tempo em que acompanha o jogo poder ter acesso, em tempo real e no celular, a estatísticas sobre a própria partida ou sobre os dados dos jogadores? Com o 5G isso se torna real.

Marco Antônio Gallaz, sócio de telecom da NTTDATA Brasil, revela que a rede 4G não suporta esse tipo de tecnologia, mas que com o 5G é possível colocar esse tipo de informação no seu celular. “E não é só no futebol, mas em outros esportes. Você pode usar em natação, por exemplo, em que uma pessoa está assistindo e quer ver quem ganhou, mas não a conhece. Então você coloca a câmera”, explicou o especialista em entrevista ao Correio durante o Futurecom.

O 'Connected Stadium' permite que público acesse em tempo real dados estatísticos de jogos esportivos e tenha uma experiência interativa em realidade aumentada. “A ideia é que seja simples, que você consiga utilizar no celular e não precisar de um aparelho como óculos ou realidade virtual”, ressaltou também.

Aplicações vão além da imaginação

Outras aplicações mostradas pela empresa no estande deles da Futurecom são óculos de realidade estendida que te “duplica”, quase como um gêmeo, que antecipa falhas e problemas de funcionamento em maquinário e sugerem soluções para trabalhos em minas e afins, por exemplo, para não colocar os trabalhadores em risco.

De acordo com os especialistas, a tecnologia também poderia ser usada em outros ambientes, como na telemedicina. “Com o capacete você consegue ver em uma realidade aumentada o que está acontecendo. Você conseguiria dirigir um carro, um caminhão, uma escavadora ou qualquer outro tipo de ferramenta que seja grande e de forma remota. Então quando você mexe ele mexe”, explica Marco. “Então, você fica no escritório, numa sala trabalhando, sem risco”, complementou.

  • Aplicação '5G Mining Digital Twin' foi desenvolvida para garantir uma maior segurança no trabalho Divulgação/NTTDATA
  • Aplicação '5G Mining Digital Twin' foi desenvolvida para garantir uma maior segurança no trabalho Divulgação/NTTDATA

A terceira aplicação no estande é a chamada “Grab-and-go”, ou "pegue e vá", que é uma loja virtual em que o usuário utiliza um óculos de realidade virtual para visualizar a loja e escolher os produtos que quer consumir.

A ideia deste modelo é otimizar pontos de venda e, com isso, facilitar a jornada de compra do consumidor, que poderá comprar e pagar os produtos sem enfrentar filas.

“Quando você entra na loja, ele já pega teus alvos bancários, teu cartão de crédito, se você cadastra, então você vai pegar, sai, vai embora e bate no celular, falando que itens você comprou e pronto”, ressaltou Marco.

  • Aplicação 'Grab & Go' foi desenvolvida para automatizar pontos de venda Divulgação/NTTDATA
  • Aplicação 'Grab & Go' foi desenvolvida para automatizar pontos de venda Divulgação/NTTDATA

Para Roberto Celestino, head de inovação NTT DATA Brasil, já podemos viver esse tipo de realidade cotidianamente. “No futuro a gente vai ter muito mais elementos digitais na nossa jornada física, que é o que a gente chama de phigital — mistura do físico com o digital. E isso tudo só graças agora ao 5G, porque antes não dava pra renderizar, não dava pra processar todos os dados”, garantiu o especialista.

O que é o Futurecom?

O Futurecom existe há mais de 20 anos e é a maior plataforma phygital (integração do mundo físico e digital) de conteúdo e relacionamento sobre o universo de conectividade da América Latina.

O evento presencial de 2022 será realizado no São Paulo Expo entre os dias 18 e 20 de outubro de 10h às 20h e, além das palestras e atividades presenciais, conta com uma extensão de conteúdo e networking na plataforma online.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

*A repórter viajou a convite do IEEE e SPMJ Comunicação.

 


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação