TRÂNSITO

Maio Amarelo: Detran espalha carros batidos para conscientizar motorista

A iniciativa faz parte da programação do Maio Amarelo, que visa sensibilizar condutores e conscientizar a sociedade sobre a gentileza no trânsito

 Iniciativa do Detran para a Campanha do Maio Amarelo expõe veículos acidentados em pontos do DF -  (crédito:  Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
Iniciativa do Detran para a Campanha do Maio Amarelo expõe veículos acidentados em pontos do DF - (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

Como parte da campanha do Maio Amarelo, que em 2024 tem como tema “A Paz no Trânsito Começa por Você”, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) fará até esta sexta-feira (10/5) uma ação educativa com exposição de veículos acidentados em pontos estratégicos da cidade.

O objetivo é sensibilizar condutores sobre a importância do respeito às leis de trânsito, principalmente quanto aos limites de velocidade das vias, além de estimular a sociedade a refletir sobre a gentileza no trânsito, para promover mudança de atitude e comportamento entre condutores e demais usuários das vias, incentivando um tráfego mais seguro.

O Correio esteve na Ponte JK, onde um dois veículos batidos foram colocados no acostamento nos dois sentidos da via. A exposição dos carros chama a atenção dos motoristas. Outra coisa que se destaca é a sinalização. A vegetação cresceu e tapa as placas indicativas de velocidade permitida na via.

O Detran informou à reportagem que o órgão tem como procedimento informar a Novacap ou a Administração Regional sobre situações em que a vegetação estejam atrapalhando a visibilidade das placas ou semáforos. Diante da informação, a Diretoria de Engenharia entrou em contato os órgãos responsáveis para retirar a vegetação que estão cobrindo as sinalizações do local. 

Ao todo, são 11 veículos expostos pelo DF, sendo carros e motocicletas. Na região do Plano Piloto, há exposição na Universidade de Brasília (Unb), no campus Darcy Ribeiro, no Eixo L Sul e no Eixo W Sul. Em Samambaia, há duas exposições na 2ª avenida Sul e em Ceilândia os veículos foram anexados em dois pontos da via M3 Sul.

 07/05/2024 Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF - Lago Sul, Ponte JK. Campanha Maio Amarelo, paz no trânsito.
07/05/2024 Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF - Lago Sul, Ponte JK. Campanha Maio Amarelo, paz no trânsito. (foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

Mais ações educativas

O Detran-DF também preparou outras ações de educação durante todo o mês de maio. Até o próximo domingo (12/5) serão 28 ações educativas em escolas, bares e participação nos eventos de aniversário das regiões administrativas do Guará e do Riacho Fundo II.

Maio Amarelo

Criado em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), o Maio Amarelo é um movimento multissetorial que tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a quantidade de vítimas de acidentes de trânsito em todo o mundo. A intenção é promover, durante o mês de maio, uma ação de segurança viária coordenada entre o poder público e a sociedade civil.

  • O objetivo é sensibilizar condutores sobre a importância do respeito às leis, principalmente quanto aos limites de velocidade das vias
    O objetivo é sensibilizar condutores sobre a importância do respeito às leis, principalmente quanto aos limites de velocidade das vias Foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press
  •  O objetivo é sensibilizar condutores sobre a importância do respeito às leis, principalmente quanto aos limites de velocidade das vias
    O objetivo é sensibilizar condutores sobre a importância do respeito às leis, principalmente quanto aos limites de velocidade das vias Foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 07/05/2024 11:42 / atualizado em 07/05/2024 15:19
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação