INTERNACIONAL

Lula leva comitiva de assuntos sociais à Colômbia; entenda

Ao menos três ministérios acompanham o presidente em viagem nesta quarta-feira (17/4) à Bogotá, na Colômbia

Ministros Silvio Almeida, Wellington Dias, Cida Gonçalves e Margareth Menezes irão com Lula à Colômbia -  (crédito: Ricardo Stuckert/Presidência da República)
Ministros Silvio Almeida, Wellington Dias, Cida Gonçalves e Margareth Menezes irão com Lula à Colômbia - (crédito: Ricardo Stuckert/Presidência da República)
postado em 16/04/2024 19:45

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai reunir uma comitiva para tratar de pautas sociais em viagem para Bogotá, Colômbia, nesta quarta-feira (17/4). Estarão presentes na agenda colombiana a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Wellington Dias, e o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, e a ministra da Cultura, Margareth Menezes. 

Os ministros Cida Gonçalves e Wellington Dias se encontrão com a vice-presidente e ministra da Igualdade e Equidade da Colômbia, Francia Márquez, e a secretária da Mulher de Bogotá, Laura Marcela Tami Leal, para troca de experiências na política do cuidado. 

O grupo, que terá também a participação da primeira-dama Janja Lula, vai visitar uma das “Manzana del Cuidado”. Esses espaços são como centros de ajuda, educação e entretenimento, em que são oferecidos diferentes serviços gratuitos a mulheres e a seus familiares, para que possam dar continuidade a projetos interrompidos em razão da sobrecarga dos trabalhos de cuidado.

O ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome pretende ainda avançar na cooperação na área de segurança alimentar e nutricional entre os dois países. Há ainda a intenção de pedir o apoio da presidência colombiana para a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.

Já para o ministro de Direitos Humanos, há a expectativa de que seja assinado um Memorando de Entendimento sobre os direitos das pessoas com deficiência, pessoas em situação de rua, pessoas idosas, população LGBTQIA+ e migrantes. 

Os brasileiros participam junto ao presidente Lula e o presidente colombiano Gustavo Petro da Feira Internacional do Livro de Bogotá, que terá o Brasil como convidado de honra. Autores brasileiros que exploram a diversidade cultural e de biomas do país, em especial a Amazônia, serão destaque. 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação