Brasil

Primeira morte por causa do novo coronavírus no Brasil é registrada em SP

A vítima é um homem, segundo apurou o Correio com uma fonte no Ministério da Saúde. De acordo com informações preliminares, o paciente tinha 62 anos

Correio Braziliense
postado em 17/03/2020 10:46

Homem usa máscara no Rio de Janeiro por causa do Coronavírus. Ao fundo a bandeira do BrasilO Governo de Sâo Paulo anunciou, na manhã desta terça-feira (17/3), a primeira morte por causa do novo coronavírus no país. A vítima é um homem, segundo apurou o Correio com uma fonte no Ministério da Saúde. De acordo com informações preliminares, o paciente tinha 62 anos. Oficialmente, a pasta também confirmou o óbito.

O estado de São Paulo tem o maior número de infectados, com 152 pacientes, segundo divulgou o ministério nessa segunda-feira (16/3). Depois, vem o Rio de Janeiro, que registra 31 casos. .

Em coletiva na tarde desta terça-feira, o Governo de São Paulo afirmou que o homem não havia viajado para o exterior e se enquadra em um caso de transmissão comunitária, quando não há como detectar a origem do vírus. O paciente era morador de São Paulo, com histórico de hipertensão e diabetes. Ou seja, estava dentro do grupo de risco.

De acordo com o infectologista e coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus de São Paulo, David Uip, a evolução do caso deste paciente foi rápida. O homem apresentou os sintomas da doença na última terça-feira (10/3), foi internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no sábado (14/3) e faleceu nessa segunda-feira (16/3).

Outras 4 mortes são investigadas

Na coletiva, o secretário de Saúde do Estado de São Paulo, José Henrique Germann, e o infectologista David Uip, que coordena o comitê estadual para crise do coronavírus, afirmaram que o mesmo hospital que registrou o primeiro óbito pela covid-19 também reportou outras quatro mortes que podem ter sido causadas pelo vírus, ainda sem confirmação sobre o agente responsável.

Covid-19 no país

Segundo o último boletim emitido pelo Ministério da Saúde, o Brasil registra 234 casos confirmados e 2.064 investigados como suspeitos do Covid-19, o novo coronavírus. No balanço anterior, divulgado no domingo, eram 200 os casos confirmados.

Saiba Mais

Além do Distrito Federal, 15 estados têm casos confirmados: São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Goiás, Bahia, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Alagoas, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Sergipe e Amazonas.


Entre os pacientes confirmados com Covid-19, 18 estão hospitalizados. Um deles é a primeira paciente diagnosticada com coronavírus no Distrito Federal, que continua internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Asa Norte (Hran), em estado grave.

O Brasil também registrou o segundo caso grave da doença. Trata-se de um médico de 65 anos internado na rede privada de saúde no Rio de Janeiro.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags