Brasil

Ano perdido? 5 razões para acreditar que 2020 também tem coisas boas

A situação não está fácil, mas nem tudo merece ser esquecido

Correio Braziliense
postado em 15/07/2020 18:15

Mesmo na crise, os brasileiros tiveram motivos para seguir em frenteQuando Nelson Rodrigues escreveu que “toda unanimidade é burra”, provavelmente não imaginava o cenário de 2020. Se tem uma coisa que quase todas as pessoas ao redor do mundo concordam é que este ano não está sendo nada fácil. Mas será que tudo está perdido?

 

As razões que fizeram 2020 serem um ano amargo são variadas. Entre retrocessos em direitos humanos, uma quase guerra (o conflito iminente entre Irã e Estados Unidos foi neste ano, lembra?) e uma pandemia que marcará a história da humanidade, este início de nova década se tornou bem assustador. E se lá fora o cenário é ruim, para os brasileiros, a situação pode ser ainda mais dolorosa, afinal, o país assiste a uma triste realidade de ser a segunda nação do mundo mais atingida em número de mortes pelo covid (atrás apenas dos EUA).

 

Mas e aí, 2020 merece ser esquecido? Bem, em muitos aspectos, indiscutivelmente sim, mas em outros nem tanto. Por mais que tantas situações ruins pudessem ficar no esquecimento, outras tantas ainda merecem ser lembradas. 

 

Naturalmente, nada será suficiente para aliviar a dor das mais de 70 mil famílias brasileiras que perderam uma pessoas amada (número multiplicado para amigos e conhecidos), e este texto nem tentará fazer isso. A ideia aqui é não deixar o pessimismo tomar a melhor — apesar dos pesares — e sugerir uma pequena luz de esperança no fim desses 365 dias de 2020

Ciência 

Logo após o anúncio de uma aposta para a vacina do covid-19 feita pelo governo russo nesta terça-feira (14/7) em estágio avançado para teste em massa, ficou claro o quanto a ciência está empenhada em tentar lidar com o problema. Importante lembrar que EUA e China também já apresentaram estudos em fase de testes para a vacina. Mais do que uma vacina, 2020 está apontando para um ano em que a ciência mundial se uniu para lidar com um problema de grandes proporções.

Ação e reação

Como já dita a famosa lei da física mecânica, 2020 foi um ano em que aprendemos na prática o quanto tudo tem um retorno, e nem é preciso ir muito longe para perceber isso. Se a situação de animais exóticos criados de forma ilegal chocou a população do DF, o caso foi muito importante para acabar com uma realidade que deixava muitos bichinhos em situação de risco. Em outras palavras: as pessoas e autoridades não só tomaram conhecimento do caso de forma passiva, mas reagiram desmontando o suposto esquema e estando em alerta para prevenir novos casos.

Solidariedade

As consequências sociais da pandemia foram graves. Para parte da população, tais consequências foram piores ainda. Desde o desemprego até a fome, o risco social de uma crise de saúde tão grande aumentou. Foi nesse momento que muita gente resolveu se mexer para ajudar. E é importante lembrar que nem só de ajuda material a solidariedade se traduz, em muitos casos o auxílio para a saúde mental, especialmente para quem luta contra a covid na linha de frente, foi de encher os olhos.

Conectividade e entretenimento

Ficar distante de quem amamos exatamente para protegê-las pode parecer bem estranho. Mas a pandemia de 2020 mostrou uma nova forma de viver, agora isolados. Na contrapartida do que a palavra pode assegurar, formas de entrar em contato com o que (ou quem) cada um curte se multiplicaram. Vovós e vovôs aprenderam a usar plataformas de áudio e vídeo para se comunicar com a família, artistas descobriram novas formas de se apresentar(e divertir os fãs). Até mesmo a TV caprichou nas produções, quem em 2020 se destacaram no quesito qualidade (têm exemplos aquiaqui e aqui). Neste ano, a tecnologia e a comunicação deram parâmetro a uma nova realidade na vida da população mundial.

Momento de leveza

Fazer piada com situações difíceis não é segredo nem novidade para ninguém — especialmente para o brasileiro. Mas em 2020 a máxima de olhar a graça das coisas nas redes sociais foi mais longe ainda. Celebridades foram motivos para risadas, a revolução das cobras também rendeu assunto nas redes. Até currículo de ministro atualizado sem tomar posse também teve sua graça. Parece que em 2020 os memes se tornaram uma fonte de resistência para todas parte dos problemas do mundo.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags