Diversão e Arte

Blocos de estilos variados disputam vaga no evento Imagina no Carnaval

Blocos estreantes e mais antigos da cidade participam da seletiva nesta quinta-feira (19/12) para tocar no pré-carnaval. Evento faz parte da programação do festival Pavilhão Luz

Devana Babu*
postado em 19/12/2019 06:00
O bloco do Calango Careta é o mais antigo do pleito de que disputa uma vaga no evento Imagina no Carnaval
Como parte da programação do festival Pavilhão Luz, que, desde novembro, e até o fim do ano, ocupa o porão do Estádio Nacional Mané Garrincha com uma programação de peso, a Seletiva de Blocos Imagina no Carnaval apresenta, nesta quinta-feira (19/12), quatro blocos brasilienses, entre veteranos e estreantes.

A partir das 22h, os grupos selecionados após inscrição pela internet disputam duas vagas para compor o line up do evento Imagina no Carnaval, um dos maiores eventos de pré-carnaval da cidade, que ocorrerá em 7 e 8 de fevereiro.

[SAIBAMAIS]Forró, MPB, brega e fanfarra estão entre os gêneros contemplados pelos grupos em disputa, mas que têm em comum um repertório repleto das canções mais festivas da música popular brasileira. Para os músicos, é uma oportunidade de se apresentar em um dos maiores festivais da cidade. Os dois blocos serão escolhidos por um corpo de jurados composto por Nana Yung (Afete-se), Sandro Biondo (Ocupação Contém) e David Murad (Baby Doll de Nylon), representantes de eventos de referência no Distrito Federal.

Além da animação dos blocos, o evento contará também com discotecagem de Tamara Maravilha, nos intervalos, e encerramento por conta do Baile Brega Funk, com Itin do Brasil, Disstinto e Dj A %2b Bonde do Quadradinho. Os ingressos podem ser retirados gratuitamente pelo Sympla, válidos até as 23h30. Após esse horário, o ingresso custará R$ 30, valor sujeito a alteração.

Confira os blocos


Teterêtê

Com nome baseado no famoso refrão cantarolante da música Taj Mahal, de Jorge Ben Jor, o bloco Teteretê estreia nesta seletiva e tem origem na banda Salve Jorge, cujo repertório é dedicado, justamente, à obra de Jorge Ben Jor.

A banda, que no passado já chegou a ter 14 integrantes, fez uma pausa nas atividades em 2014, para que o vocalista Leo se dedicasse à carreira solo, e agora retorna em formato de bloco, turbinada por sopros, cinco percussionistas e a aquisição de DJ Maffra, que garante misturas inusitadas nas versões para canções de Gil, , Tim Maia e Jorge Ben Jor.

"Tocar na seletiva, por si só, é um grande incentivo e uma ótima experiência. Mas é claro que queremos tocar no Imagina, um evento grande, com participação de artistas de fora, uma festa linda de pré-carnaval;, diz Leo.

Brega e Rosas

Com 10 anos de atividade, a banda Brega e Rosas é outra que estreia em formato de bloco durante esta seletiva. As mudanças recentes no repertório, para uma pegada mais "pra cima", com mashups de música romântica popular e rock internacional, deu tão certo com o público, que foi natural pensar em sair como um bloco.

Para isso, a percussionista Fernanda Pinheiro terá que contar com reforço, e haverá também um naipe de metais, mas isso será para o ano que vem. Por enquanto, a banda está investindo mesmo é no repertório e no figurino, para passar pela prova do público.

"Como só tocaremos 40 minutos, a gente só escolheu músicas com ainda mais cara de carnaval. A aura do evento vai estar toda voltada para isso, então vai ser um teste de como vai rolar isso;, analisa o guitarrista e vocalista Vitor de Moraes.

Charretinha do Forró
Autoproclamado "O maior trio de forró que existe", o bloco Charretinha do Forró toca não com três, mas com 10 ou até 12 músicos, dependendo da circunstância. Fazendo tributo ao forró de todas tipos e eras, do xote à pisadinha, com pitadas de (ritmo de origem dominicana), o bloco traduz o forró para um ritmo mais carnavalesco

"É uma banda muito divertida e animada. A resposta do público sempre foi muito boa porque é um show muito dançante, muito mais alinhado com o carnaval do que com o forró em si. (Para a seletiva) A gente preparou um show reduzido, muito "pra cima, pra botar a energia lá em cima", com essa pegada do carnaval, pra ganhar a adesão e garantir nossa vaga no evento;, afirma o produtor e percussionista Thiago Fanis.

Calango Careta

Carnavalizando em Brasília desde 2015, o Bloco do Calango Careta é conhecido por montar um calango gigante durante a folia e pela enorme fanfarra, dividida entre a Orquestra Camaleônica, a Capivareta Repercussiva e a Trupe Quéro-Quéro, a interface cênica do bloco.

Para a seletiva, além das músicas clássicas e de efeito imediato com o público, como Lucro, da banda , e Tieta, de Caetano Veloso, o grupo vai investir também nas músicas autorais. No carnaval, o grupo sairá na terça-feira, como todos os anos, e ainda não sabe o local, mas o saxofonista e fundador do bloco Marcio Ramos adianta: "Será no Plano Piloto, provavelmente em um bosque, porque tem sombra e gostamos de ter crianças no bloco".
Serviço
Seletiva de Blocos Imagina no Carnaval
Estádio Mané Garrincha (SRPN - Asa Norte). Quinta-feira (19/12), às 22h. Seletiva com os blocos carnavalescos Teteretê, Brega e Rosas, Calango Careta e Charretiha do Forró, disputando duas vagas para se apresentar no Imagina no Carnaval. Discotecagem de Tamara Maravilha e encerramento do Baile Brega Funk, com Itin do Brasil, Disstinto, DJ A E Bonde do Quadradinho. Entrada franca, mediante retirada de ingresso no Sympla, válido até as 23h30. Após esse horário, R$ 30, sujeito a alteração.
*Estagiário sob a supervisão de Adriana Izel

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação