Ensino_EducacaoBasica

Novo ministro da Educação anunciado por Bolsonaro é pastor evangélico

Na tarde desta sexta-feira (10/7), o presidente da República confirmou Milton Ribeiro, ex-vice-reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, para o cargo

Correio Braziliense
postado em 10/07/2020 18:04

Diferentemente de outras ocasiões, o presidente da República, Jair Bolsonaro, não usou o Twitter para anunciar o novo ocupante do cargo de ministro da Educação. Desta vez, a rede social escolhida foi o Facebook. Foi lá que ele revelou o nome de Milton Ribeiro para a pasta. 

 

Facebook/Reprodução 

 

No post, Bolsonaro relata que Ribeiro é doutor em educação pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e graduado em direito e teologia.

 

Ribeiro é membro da Comissão de Ética da Presidência da República desde maio do ano passado. Ele é ainda ex-vice-reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo.

 

Estudos e religião 

No currículo lattes, Ribeiro apresenta uma série de especializações, várias delas com cunho religioso, como as feitas em Velho Testamento, pelo Centro Teologico Andrew Jumper, e em Teologia do Velho Testamento, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

 

Milton acumularia também pós-graduações em gestão universitária e direito imobiliário. Os trabalhos de mestrado e doutorado não deixaram de fora a temática religiosa.

 

No mestrado em direito, a dissertação foi sobre liberdade religiosa. No doutorado, o tema da tese foi calvinismo no Brasil e organização: o poder estruturador da educação. 

 

Sucessão 

Milton Ribeiro sucede Carlos Decotelli, que ficou pouquíssimo tempo no Ministério da Educação (MEC), após inconsistências no currículo dele terem sido questionadas e até desmentidas, incluindo o pós-doutorado na Alemanha e o doutorado na Argentina. Até mesmo plágio foi verificado na dissertação de mestrado, segundo análise.

 

Antes de indicar Milton Ribeiro, Bolsonaro sondou vários candidatos para liderar o MEC. Ele buscava um perfil que promova "conciliação".

 

Veja post de Bolsonaro sobre o novo ministro: 

 

 

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags