Vacinação contra covid-19

Queiroga diz que governo assinou novo contrato de 100 milhões de doses com Pfizer

Com o novo acordo para aquisição de mais doses do imunizante contra a covid-19, o ministro da Saúde reafirmou que há uma expectativa real para vacinar toda a população brasileira vacinável ate o fim do ano

Maria Eduarda Cardim
postado em 11/05/2021 18:25 / atualizado em 11/05/2021 18:25
 (crédito: Ailton de Freitas/MS)
(crédito: Ailton de Freitas/MS)

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse nesta terça-feira (11/5) que assinou o novo contrato com a Pfizer para a compra de mais 100 milhões de doses da vacina Comirnaty, desenvolvida pela farmacêutica. O anúncio foi feito durante a audiência pública da Comissão do Esporte, da Câmara dos Deputados, na qual Queiroga falava sobre a vacinação dos atletas olímpicos.

“Ontem, já assinamos com a Pfizer, e eu tenho satisfação de informar a comissão que contratamos mais 100 milhões de doses da vacina da Pfizer”, disse enquanto respondia os questionamentos dos deputados.

Com o novo acordo, a pasta contratou ao todo 200 milhões de doses da vacina da Pfizer/BioNTech. Os 100 milhões de doses estão previstos para chegarem ao Brasil ainda neste ano. Segundo Queiroga, 30 milhões de doses chegariam em setembro e os 70 milhões restantes, até dezembro.

“Creio que com esse reforço desses 100 milhões de doses tem uma expectativa real que a população brasileira vacinável esteja vacinada até o final do ano”, disse o ministro, reafirmando a previsão que vem dando desde a última semana.

Primeiro contrato

Os primeiros 100 milhões de doses contratados pela pasta em março já começaram a ser entregues ao Brasil. O primeiro lote com 1 milhão de unidades chegou em abril e outra entrega, de 628 mil doses, foi feita em maio, mês que deve receber no total 2,5 milhão de vacinas.

Em junho, mais 12 milhões de doses serão enviadas ao país, segundo a previsão da pasta. Os 84,4 milhões de vacinas restantes do primeiro contrato com a pasta estão previstos para chegarem ao Brasil no 3º trimestre, ou seja, em julho, agosto e setembro. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação