PANDEMIA

Ministério da Saúde suspende vacinação de grávidas e puérperas sem comorbidades

Além disso, imunização de gestantes e puérperas com comorbidades contra a covid-19 só deve ser feita com a vacina da Pfizer ou com a CoronaVac

Maria Eduarda Cardim
postado em 11/05/2021 19:20 / atualizado em 11/05/2021 21:49
 (crédito: Daniel Ferreira/CB)
(crédito: Daniel Ferreira/CB)

O Ministério da Saúde anunciou, nesta terça-feira (11/5), a suspensão temporária da vacinação de grávidas sem comorbidades e a suspensão da aplicação da vacina de Oxford/AstraZeneca nas gestantes com doenças pré-existentes. Segundo a pasta, a imunização de grávidas e puérperas com comorbidades só deve ser feita com a vacina da Pfizer ou com a CoronaVac. A Secretaria de Saúde do DF também havia anunciado a suspensão da vacinação para grávidas na capital.

A decisão respeita a recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) expedida nesta segunda (10) e ocorre após a pasta ser notificada de um evento sugestivo de trombose, no qual uma paciente de 35 anos imunizada com a vacina de Oxford/AstraZeneca faleceu no Rio de Janeiro. De acordo com a Anvisa, a mulher sofreu um acidente vascular cerebral hemorrágico que também resultou em óbito fetal. O caso, porém, ainda está em investigação e não há comprovação da relação entre a aplicação do imunizante e o episódio de trombose. 

“Destaco aqui que é porque aconteceu esse evento raro. É uma cautela que o Programa Nacional de Imunizações (PNI) tem, até o fechamento do caso. E destaco também a importância que essa vacina tem para o PNI, para a população brasileira que está dentro dos grupos prioritários”, disse a coordenadora do PNI, Francieli Fantinato.

Ao todo, 22.295 gestantes foram vacinadas contra a covid-19 no Brasil. E, até 9 de maio, 11 eventos adversos graves foram observados em gestantes que foram vacinadas. Dois deles foram observados com grávidas imunizadas com a vacina da AstraZeneca, oito com a vacina CoronaVac e um com a vacina da Pfizer. Nem todos têm associação causal com a vacina contra a covid-19.

A vacinação de grávidas e puérperas com comorbidades foi mantida pelo Ministério da Saúde, mas só deve ser feita com doses da vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan no Brasil, e pela Comirnaty, imunizante da Pfizer/BioNTech. “O perfil de risco benefício da vacinação neste grupo é altamente favorável”, explicou Fantinato.

Segunda dose

Já em relação às gestantes que tomaram a primeira dose da vacina da AstraZeneca, a recomendação é de que se suspenda a segunda dose até novas informações do Ministério da Saúde. Essas novas orientações serão detalhadas nos próximos dias em uma nota técnica que será emitida pelo Ministério da Saúde.

“Até o final da semana a gente vai estar emitindo a nota técnica com os encaminhamentos para poder orientar a nossa população”, disse a coordenadora do PNI. Fantinato explicou que ainda faltam informações para serem fechadas, mas que os resultados já estão sendo providenciados.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação