Ao menos 41 moradores de Fundão, na Grande Vitória (ES), receberam a vacina pentavalente no lugar do imunizante contra a covid-19. A prefeitura informou, em nota, nesta terça-feira (19/10) que o fato foi comunicado imediatamente à Vigilância em Saúde Estadual, seguido de busca ativa e orientações conforme o protocolo Estadual/Ministério da Saúde.
“Todas as 41 pessoas que receberam a vacina pentavalente foram notificadas entre os dias 16, 17 e 18 e estão em monitoramento pela Vigilância Epidemiológica do município. Até o momento não houve registro de intercorrência”, disse a nota.
Além disso, a prefeitura afirmou também que após investigação e apuração das notificações, a Secretaria Estadual de Saúde autorizou, na segunda-feira (18), o início da aplicação da vacina da Pfizer. “A Secretaria Municipal de Saúde está averiguando internamente o caso para as medidas administrativas cabíveis”, acrescentou.
Essa não é a primeira vez que confusões envolvendo troca de vacina acontecem no país em meio à pandemia. Em abril, crianças receberam vacina contra covid-19 no lugar da vacina da gripe em São Paulo. Os casos ocorreram em Diadema (SP) e Itirapina (SP), onde, ao todo, 33 cinco crianças receberam a CoronaVac, imunizante contra a covid-19, equivocadamente. A vacina ainda não foi testada em crianças e, por isso, não deve ser aplicada neste grupo.
Saiba Mais
- Cidades DF Covid-19: DF deve receber mais 51,7 mil doses da vacina nesta terça (19/10)
- Brasil Grávidas não vacinadas têm 5 vezes mais chances de morrer de covid-19
- Cidades DF Aeroporto de Brasília tem recorde de movimentação desde o início da pandemia
- Cidades DF Covid-19: DF registra a menor taxa de transmissão em 99 dias
*Estagiária sob supervisão de
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.