VACINAÇÃO CONTRA COVID-19

Moradores de cidade do ES recebem outra vacina no lugar de dose contra covid

Prefeitura de Fundão, na Grande Vitória, afirmou que 41 pessoas estão em monitoramento pela Vigilância Epidemiológica do município

Gabriela Chabalgoity*
postado em 19/10/2021 18:47 / atualizado em 19/10/2021 19:08
 (crédito: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)
(crédito: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)

Ao menos 41 moradores de Fundão, na Grande Vitória (ES), receberam a vacina pentavalente no lugar do imunizante contra a covid-19. A prefeitura informou, em nota, nesta terça-feira (19/10) que o fato foi comunicado imediatamente à Vigilância em Saúde Estadual, seguido de busca ativa e orientações conforme o protocolo Estadual/Ministério da Saúde.

“Todas as 41 pessoas que receberam a vacina pentavalente foram notificadas entre os dias 16, 17 e 18 e estão em monitoramento pela Vigilância Epidemiológica do município. Até o momento não houve registro de intercorrência”, disse a nota.

Além disso, a prefeitura afirmou também que após investigação e apuração das notificações, a Secretaria Estadual de Saúde autorizou, na segunda-feira (18), o início da aplicação da vacina da Pfizer. “A Secretaria Municipal de Saúde está averiguando internamente o caso para as medidas administrativas cabíveis”, acrescentou.

Essa não é a primeira vez que confusões envolvendo troca de vacina acontecem no país em meio à pandemia. Em abril, crianças receberam vacina contra covid-19 no lugar da vacina da gripe em São Paulo. Os casos ocorreram em Diadema (SP) e Itirapina (SP), onde, ao todo, 33 cinco crianças receberam a CoronaVac, imunizante contra a covid-19, equivocadamente. A vacina ainda não foi testada em crianças e, por isso, não deve ser aplicada neste grupo.

 

 

*Estagiária sob supervisão de 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação