ENEM

Cobrado no Senado, presidente do Inep confirma realização do Enem

Após debandada de servidores e possível vazamento de questões, prova está prevista para acontecer nos dois próximos domingos, 21 e 28 de novembro

Gabriela Chabalgoity*
Gabriela Bernardes*
postado em 17/11/2021 14:54 / atualizado em 17/11/2021 15:20
 (crédito:  Roque de Sá/Agência Senado)
(crédito: Roque de Sá/Agência Senado)

 

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Danilo Dupas, reforçou em audiência pública realizada na Comissão Senado do Futuro (CSF), nesta quarta-feira (17/11), que está mantido o calendário de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. O requerimento da audiência foi feito pelo presidente da comissão, senador Izalci Lucas (PSDB-DF).

Danilo destacou que o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) aconteceu no último domingo (14), sem intercorrências, “inclusive em um contexto de pandemia da covid-19”. Segundo ele, "não há qualquer risco” de o Enem 2021 não ser realizado.

Ainda em seu depoimento, ele esclareceu que a elaboração das provas teve o monitoramento do ministro da Educação, Milton Ribeiro, e de uma “robusta equipe técnica”.

“Nos próximos domingos, dias 21 e 28 de novembro, não há qualquer risco em relação às aplicações. Estamos preparados e em contato com todas as aplicadoras, com a Polícia Federal e com todas as entidades envolvidas na aplicação para quaisquer eventualidades”, acrescentou.

Sobre as denúncias feitas em relação aos 37 pedidos de exoneração de funções comissionadas protocolados por servidores do instituto, de acordo com o presidente do Inep, aqueles “que pediram exoneração representam 10% do total de funcionários da entidade e podem ser substituídos por outros igualmente competentes”.

Izalci Lucas informou que o requerimento se deu pela urgência do assunto. Segundo ele, a Comissão da Educação (CE) seria o ambiente mais coerente para a discussão, mas a próxima reunião está agendada somente para a próxima terça-feira (23), após o primeiro dia de prova do Enem.

*Estagiárias sob a supervisão de Andreia Castro

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação