Crimes ambientais

PF investiga servidores do Ibama por desvio de madeira no Maranhão

Polícia Federal cumpriu quatro mandados de busca e apreensão na sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis em Imperatriz, município no interior do Maranhão

Michelle Portela
postado em 11/03/2022 12:03 / atualizado em 11/03/2022 12:03
 (crédito: NELSON ALMEIDA/AFP)
(crédito: NELSON ALMEIDA/AFP)

A Polícia Federal (PF) cumpriu quatro mandados de busca e apreensão na sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Imperatriz, município no interior do Maranhão. Policiais também estiveram em endereços residenciais de servidores do órgão na cidade, suspeitos de desviar madeira apreendida.

Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos durante a Operação Xilófago, com o objetivo de combater os crimes de corrupção passiva, organização criminosa e lavagem de capitais. De acordo com a PF, as investigações já em curso identificaram integrantes da organização criminosa que atuavam nas cidades de São Luís e Imperatriz.

A investigação teve início no ano de 2021, após informações de que servidores do Ibama estariam desviando madeira apreendida e direcionando a terceiros, de forma ilegal. Além do cumprimento dos mandados de busca e apreensão, um servidor foi afastado do cargo. Caso sejam condenados, os suspeitos podem cumprir até 30 anos de reclusão.

Xilófago, que dá nome à operação, é uma espécie de inseto que se alimenta da madeira, principal matéria-prima negociada ilegalmente pelos integrantes da organização criminosa.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação