Astronomia

Meteoro ilumina céu no Rio Grande do Sul e se desfaz no ar; veja vídeo

Fenômeno brilhante, conhecido com fireball, foi avistado na noite de terça-feira (5/4) na região metropolitana de Porto Alegre

Jéssica Gotlib
postado em 06/04/2022 18:36 / atualizado em 06/04/2022 18:36
A magnitude registrada foi de -7, sendo preciso -4 para se considerar uma bola de fogo -  (crédito: Observatório Espacial Heller & Jung/Reprodução)
A magnitude registrada foi de -7, sendo preciso -4 para se considerar uma bola de fogo - (crédito: Observatório Espacial Heller & Jung/Reprodução)

Um meteoro do tipo fireball abrilhantou a noite dos moradores de Porto Alegre e região na última terça-feira (5/4). O fenômeno foi registrado pelo Observatório Espacial Heller & Jung e durou apenas três segundos. Apesar do céu noturno nublado, foi possível ver claramente a queda da “estrela cadente” que se desfez logo em seguida, antes de tocar o solo.

De acordo com o professor Carlos Fernando Jung, ele se desfez em uma altura aproximada de 40 km do solo. O fenômeno é chamado de fireball, bola de fogo, por conta da alta intensidade de brilho registrada. Neste caso, a magnitude registrada foi de -7 (em escala de intensidade de luz), sendo preciso -4 para se considerar uma bola de fogo. Se o clarão tivesse sido ainda maior, o meteoro poderia se enquadrar na categoria dos bólidos.

Chuvas de meteoros

Amantes do céu noturno têm boas chances de observar fenômenos espetaculares neste mês. Entre 15 e 29 de abril, a chuva Lyrids estará ativa, com pico nos dias 21 e 22. Ela é formada quando a Terra passa pela poeira do Cometa Tatcher e se localiza próxima à constelação de Lira, no céu do norte. No Brasil, ela pode ser vista de qualquer lugar, mas quanto mais ao norte, maior a taxa de estrelas cadentes avistadas por hora.

Todavia, o melhor fenômeno do mês ocorre do dia 15 de abril até 27 de maio, com pico de 4 a 5 de maio. É a chuva de meteoros Eta Aquariids, em que é possível visualizar os rastros do cometa Halley. Ela também é visível em todo o país com taxa de até 20 meteoros por hora.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação