Eleições 2022

Quilombolas repudiam fala racista de candidato ao governo do Piauí

Comunidade quilombola criticou fala em sabatina do candidato ao governo do Piauí, Sílvio Mendes, que em uma entrevista classificou um quilombo piauiense de "miserável"

João Gabriel Freitas*
postado em 29/09/2022 16:18 / atualizado em 29/09/2022 16:19
 (crédito: TV Meio Norte/Reprodução)
(crédito: TV Meio Norte/Reprodução)

A Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq) repudiou a fala do ex-prefeito de Teresina e candidato a governador do Piauí, Sílvio Mendes (União Brasil), que chamou o Quilombo Mimbó de “miserável” numa entrevista. De acordo com a Conaq, a comunidade Mimbó, que está localizada na zona rural do município de Amarante (PI), é um importante local para preservação da historicidade dos quilombolas.

A instituição ressaltou, em nota, o potencial cultural da região onde vivem mais de 600 pessoas, em sua maioria pretas e que carregam 200 anos de luta contra o sistema escravagista. “Não podemos achar normal uma fala carregada de tanto racismo e desprezo como foi a fala feita pelo candidato a governo do do Piauí, Sílvio Mendes. Isso é algo lamentável quando não se conhece e coloca as comunidades em situação de miseráveis. O quilombo Mimbó é uma comunidade com potencial enorme e, assim como a população negra piauiense, precisa de governantes comprometidos com as ações voltadas para a população e suas especificidades”, afirmou a entidade.

Minorias

Sílvio Mendes disse na semana passada não ser necessário evidenciar no seu plano de governo as ações voltadas para a população negra e criticou as comunidades quilombolas. “Meu plano de governo não tem políticas específicas para minorias. Nunca tive preconceito na minha vida, acho tão igual. Vou dizer, a comunidade Mimbó de Amarante (PI), que é usada vez por outra politicamente pelo governo, é indecente, não tem nada. São miseráveis. Não é o fato de ser negro ou branco, não interessa. Aquilo precisa de ajuda e tem que acabar”, disse Mendes.

O candidato já havia dado uma declaração racista em sabatina anterior. Em 31 de agosto, ele falou a uma jornalista: “Você, que é quase negra na pele, mas é uma pessoa inteligente, teve a oportunidade que a maioria não teve e aproveitou”. As últimas pesquisas apontam o ex-prefeito da capital à frente na corrida ao governo do estado, com cerca de 45%, seguido por Rafael Fonteles (PT) com 39%.

*Estagiário sob a supervisão de Andreia Castro

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação