Espírito Santo

Bandidos explodem três agências bancárias no Espírito Santo

Criminosos fortemente armados fecharam ruas, atiraram contra viaturas e renderam motoristas em uma ação à la "novo cangaço"

João Gabriel Freitas*
postado em 30/09/2022 15:24 / atualizado em 30/09/2022 17:49
Esquadrão antibomba em operação após ataque ao município de Santa Leopoldina (ES), nesta sexta-feira (30/9) -  (crédito: Reprodução/TV Gazeta)
Esquadrão antibomba em operação após ataque ao município de Santa Leopoldina (ES), nesta sexta-feira (30/9) - (crédito: Reprodução/TV Gazeta)

Um grupo de homens armados causou uma noite de terror à população em Santa Leopoldina (ES) na madrugada desta sexta-feira(30/9) em uma ação com características do "novo cangaço". Os criminosos fecharam ruas, atiraram contra carros da polícia, renderam motoristas e invadiram pelo menos três bancos, mas ninguém ficou ferido.

A ação criminosa começou na cidade de Barra do Mangaraí, a cerca de 12 quilômetros do município final. Segundo a Polícia Civil, os bandidos renderam um caminhoneiro que mantiveram como refém. Durante o percurso, a gangue bloqueou a principal rodovia que dá acesso à cidade para dificultar a atuação das autoridades.

Com armas de alto calibre, os bandidos atiraram para cima em meio à invasão da cidade. Casas ficaram com marcas dos tiros e prédios comerciais tiveram a estrutura danificada pelo impacto de granadas. A polícia local acredita que ao menos 12 homens em dois carros participaram da ação. Até a publicação desta reportagem, nenhum suspeito havia sido preso.


A Secretaria de Segurança Pública do estado informou que os dois carros possivelmente usados no ataque foram localizados queimados na área de Peixe Verde, em Viana, região metropolitana de Vitória. No momento, as polícias Civil e Militar fazem uma operação conjunta às autoridades Federais na região em busca de suspeitos.

O esquadrão antibombas foi acionado para desarmar uma granada na cidade. A preocupação é motivada pelo uso de bombas de dinamites para atacar as agências bancárias e a possibilidade de explosivos ainda não encontrados no ambiente urbano.

A Secretaria de Segurança Pública do estado informou que os dois carros possivelmente usados no ataque foram localizados queimados na área de Peixe Verde, em Viana, região metropolitana de Vitória.

Novo cangaço

O prefeito de Santa Leopoldina, Romero Luiz Endringer, comparou a atuação do grupo ao “novo cangaço” em razão da rapidez e da periculosidade da ação. O gestor lembrou também que hoje seria dia de pagamento na cidade. "Hoje era o dia do pagamento dos servidores públicos municipal e estadual, eles deram o bote certo. Não vemos mais riscos para o cidadão, uma vez que o interesse dos bandidos era o roubo. A cidade está normal. A gente não sabe quando as agências vão conseguir voltar", lamentou Endringer.

Segundo ele, no Centro da cidade vivem cerca de 2 mil pessoas, outras 10 mil vivem na zona rural, sendo que a população em geral depende da liberação desse dinheiro. Durante o ataque foram arrombadas três agências bancárias: Sicoob, Banco do Brasil e Banestes. Porém, as autoridades de segurança não publicaram ainda os valores envolvidos no roubo.

A Sicoob divulgou, em nota, que a ação foi registrada pelo sistema de monitoramento e que as imagens foram disponibilizadas para as autoridades policiais que investigam o caso. A empresa afirma que, até a finalização dos reparos na unidade invadida, os associados podem realizar transações pelos canais digitais e nas agências mais próximas, de Santa Maria de Jetibá e Santa Teresa. A cooperativa ainda providenciará um espaço de atendimento provisório em Santa Leopoldina. 

Já o Banco do Brasil relatou que a agência atacada foi temporariamente interditada para perícia do estado e atuação da equipe de reparação. No entanto, não há previsão para normalização do atendimento no município.

A reportagem do Correio entrou em contato com a empresa Banestes, mas não obteve retorno até o momento. A matéria será atualizada assim que a empresa se pronunciar.

*Estagiário sob a supervisão de Andreia Castro

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação