Temperatura

Nevou! Santa Catarina registra 1ª neve do inverno de 2023

O fenômeno foi confirmado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), depois da análise das imagens

Correio Braziliense
postado em 14/07/2023 13:09
Três municípios catarinenses registraram a primeira neve do inverno de 2023 na madrugada desta sexta-feira (14/7). O estado está em estado de alerta devido a um ciclone extratropical -  (crédito: Reprodução/Twitter/@inmet_)
Três municípios catarinenses registraram a primeira neve do inverno de 2023 na madrugada desta sexta-feira (14/7). O estado está em estado de alerta devido a um ciclone extratropical - (crédito: Reprodução/Twitter/@inmet_)

A primeira neve no inverno brasileiro deste ano foi registrada na madrugada desta sexta-feira (14/7), na Serra Catarinense. Moradores de Bom Jardim da Serra, São Joaquim e Urubici registraram a queda dos flocos brancos de gelo. O fenômeno foi confirmado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), após análise das imagens.

Segundoo Clima Tempo,em Urupema, cidade onde foi registrada a temperatura mínima, os termômetros chegaram a 0ºC às 6h.

Embora seja a primeira neve do inverno, essa é a segunda vez em 2023 que os cristais de gelo são registrados no estado, também na cidade de Bom Jardim da Serra. 

Ciclone extratropical

Nesta quinta-feira (13/7), o Inmet decretou “alerta vermelho", em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, por conta da formação de um ciclone extratropical na região. Até o fim da semana, o instituto também alertou que, na faixa litorânea entre ambos os estados, entre Chuí (RS) e Laguna (SC), os ventos vão na direção Sudeste - Nordeste, com intensidade de até 100 km/h. Quatro pessoas já morreram. 


*Estagiária sob supervisão de Lorena Pacheco 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação