A primeira neve no inverno brasileiro deste ano foi registrada na madrugada desta sexta-feira (14/7), na Serra Catarinense. Moradores de Bom Jardim da Serra, São Joaquim e Urubici registraram a queda dos flocos brancos de gelo. O fenômeno foi confirmado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), após análise das imagens.
TEMPO | Mais um vídeo mostra a neve desta madrugada no distrito do Cruzeiro, a 1.500 metros de altitude, em São Joaquim, Planalto Sul Catarinense. Vídeo por Caio Souza. pic.twitter.com/f84mgM8Gbc
— MetSul Meteorologia (@metsul) July 14, 2023
?? #Neve: Santa Catarina teve registro de neve na madrugada desta sexta-feira (14)?
— INMET (@inmet_) July 14, 2023
?? Em Bom Jardim da Serra, na Serra Catarinense, moradores registraram o fenômeno. Confira o vídeo! ????: Benito Sbruzzi
???? Também há relatos de neve nos municípios de São Joaquim e Urubici. pic.twitter.com/XZrJQjxbmT
E nevou em Bom Jardim da Serra por volta de 02h. A neve durou aproximadamente uma hora.
Vídeo: Polícia Militar Rodoviária. pic.twitter.com/3R12V3Zl9B— Enio Biz (@eniobizreporter) July 14, 2023
Segundoo Clima Tempo,em Urupema, cidade onde foi registrada a temperatura mínima, os termômetros chegaram a 0ºC às 6h.
Embora seja a primeira neve do inverno, essa é a segunda vez em 2023 que os cristais de gelo são registrados no estado, também na cidade de Bom Jardim da Serra.
Ciclone extratropical
Nesta quinta-feira (13/7), o Inmet decretou “alerta vermelho", em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, por conta da formação de um ciclone extratropical na região. Até o fim da semana, o instituto também alertou que, na faixa litorânea entre ambos os estados, entre Chuí (RS) e Laguna (SC), os ventos vão na direção Sudeste - Nordeste, com intensidade de até 100 km/h. Quatro pessoas já morreram.
Saiba Mais
- Política Alckmin lamenta morte de Sergio Amaral: "Imensa contribuição"
- Cidades DF Criança de 2 anos prende dedo em ralo de banheiro em Luziânia
- Política Desenrola Brasil: governo antecipa início de programa para limpar nome
- Cidades DF Cuidadora é suspeita de roubar joias e dinheiro de idosa de 81 anos
*Estagiária sob supervisão de Lorena Pacheco
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.