DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Dia da água: qualidade da água é essencial na prevenção de doenças

Água de boa qualidade tem papel fundamental para a manutenção da saúde

A água tem papel fundamental na manutenção da saúde e bem-estar -  (crédito: Image by Freepik)
A água tem papel fundamental na manutenção da saúde e bem-estar - (crédito: Image by Freepik)
postado em 22/03/2024 11:17

Nesta sexta-feira (22/3), é comemorado o Dia Mundial da Água, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) e um dos temas a ser debatido, é o alerta para o consumo de água de qualidade para prevenir doenças.

Diversas enfermidades como febre tifóide, hepatite A, cólera, dengue, malária e gastroenterites estão diretamente ligadas ao acesso à água potável ou à falta de tratamento e esgotamento. Outras doenças que podem estar associadas à falta de tratamento da água e do esgotamento incluem diarreia, gastroenterites, dengue, zika, malária, filariose e oncocercose. Além disso, substâncias químicas presentes na água não tratada podem causar danos ao sistema nervoso, renal e até mesmo aumentar o risco de câncer.

De acordo com relatório do Instituto Trata Brasil, a falta de acesso à água de qualidade afeta quase 35 milhões de pessoas no país e cerca de 100 milhões de brasileiros não possuem acesso à coleta de esgoto. “Essas doenças são causadas principalmente por micro-organismos, parasitas e vírus encontrados em água contaminada, especialmente aquela que não passou por tratamento adequado, e o próprio quadro atual de crescimento casos de dengue tem implicação da água”, explica a infectologista, Dra. Eliane Iokote , da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo.

A água de boa qualidade tem papel fundamental na manutenção da saúde e bem-estar da população. “Mesmo com poucos recursos, é possível tomar algumas medidas para purificar e fazer o consumo de água potável”, enfatiza a infectologista.

A especialista sugere medidas para a purificação da água:

Fervura da Água: ferver a água é um método eficaz para eliminar bactérias, vírus e parasitas presentes na água.

Desinfecção com Cloro: colocar de duas a quatro gotas de água sanitária (hipoclorito de sódio diluído a 2,5%) por litro de água, agitar bem e deixar a mistura descansar por meia hora.

Purificação com Iodo: o iodo líquido pode ser utilizado para matar agentes patogênicos na água. Basta adicionar quatro gotas de iodo para cada litro de água e deixar repousar por meia hora.

Utilização de filtros de água: utilizar sistemas de purificação de água por microfiltração, como os filtros comerciais que contêm materiais especiais como carvão ativado, cerâmica e outros para filtrar sedimentos, agentes patogênicos e poluentes da água.

“A conscientização sobre os riscos associados à água contaminada é essencial para promover a saúde e prevenir doenças transmitidas por esse recurso vital. Medidas simples de purificação ajudam a proteger a saúde em casa e que devem ser acompanhadas das políticas públicas, investimentos em infraestrutura de saneamento e acesso universal à água tratada”, concluiu a especialista.

Tags

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação