LUTO NA MÚSICA

Morre Hélio Delmiro, ícone do jazz brasileiro, aos 78 anos

O ícone da música brasileira morreu em Brasília pós complicações decorrentes a diabetes e problemas renais

Morre aos 78 anos, Hélio Delmiro, expoente do jazz e guitarrista brasileiro -  (crédito: Camila Macedo / Divulgação)
Morre aos 78 anos, Hélio Delmiro, expoente do jazz e guitarrista brasileiro - (crédito: Camila Macedo / Divulgação)

O músico Hélio Delmiro morreu, nesta segunda-feira (16/6), aos 78 anos, em Brasília, vítima de complicações decorrentes de diabetes e problemas renais. O falecimento representa uma grande perda para a música brasileira, especialmente para o jazz nacional, gênero ao qual o artista dedicou a vida e o talento.

Natural do Rio de Janeiro, Hélio Delmiro iniciou a trajetória musical ainda na infância, influenciado pelos irmãos. Aos 5 anos, ganhou um cavaquinho de presente e, aos 14, se apaixonou pelo violão, mergulhando no universo da Bossa Nova. Na década de 1960, integrou o grupo Fórmula 7 e se apresentou em importantes programas de TV.carreira dele decolou ao lado de ícones como Elizeth Cardoso, Clara Nunes, Elis Regina, João Bosco, Milton Nascimento, Sarah Vaughan e Tom Jobim, com quem gravou nos Estados Unidos e participou do Festival de Montreux em 1979.

https://www.correiobraziliense.com.br/webstories/2025/04/7121170-canal-do-correio-braziliense-no-whatsapp.html  

Reconhecimento internacional e legado

Delmiro também se destacou no cenário internacional, tocando com músicos renomados como Dave Grusin, Jeremy Steig e Clare Fischer. Seu álbum Samambaia, lançado em 1981 com o pianista César Camargo Mariano, é considerado um marco da música instrumental brasileira. Em 1996, a apresentação dele ao lado de Guinga foi premiada como o Melhor Espetáculo Instrumental do Ano pelo jornal O Globo.

Nas redes sociais, o filho do músico, André Delmiro escreveu "Agora eu não tenho palavras. Em um outro momento eu faço algum outro post com palavras pensadas. As que posso dizer agora é esse é o melhor pai que eu poderia ter e ele também toca violão. Te amo por toda eternidade", finalizou. 

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por André Delmiro (@andredelmiro)

Nos últimos anos, Delmiro enfrentou sérios problemas de saúde, incluindo diabetes e insuficiência renal. Em setembro de 2024, amigos e colegas se reuniram no Teatro Rival Petrobras, no Rio de Janeiro, para um show beneficente em homenagem a ele, com a participação de 22 artistas, incluindo Fátima Guedes e Leandro Freixo. O evento visava arrecadar fundos para o tratamento médico e celebrar a contribuição de Hélio Delmiro à música brasileira.

postado em 16/06/2025 23:30 / atualizado em 17/06/2025 08:38
x