
O Brasil vai comemorar 203 anos da Proclamação da Independência no próximo domingo (7/9). Desde 1823, ano em que o Brasil comemorou um ano de independência, as celebrações e desfiles em homenagem à data histórica já ocorreram, mas não com a organização e formato que conhecemos hoje.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Eram festas que já contavam com celebrações militares. Na época, esse tipo de cerimônia não era exclusividade do Dia da Independência, e ocorriam sempre que a cerimônia contava com a presença de alguma autoridade imperial.
Em 7 de setembro de 1822, o até então príncipe regente D.Pedro I, proclamou a separação entre Brasil e Portugal. O marco histórico aconteceu enquanto o futuro imperador passava pelas margens do rio Ipiranga, na cidade de São Paulo.
As celebrações de independência só passaram a ser organizadas oficialmente depois da proclamação da república, em 1889. Os desfiles aconteciam nas ruas do Rio de Janeiro, antiga capital brasileira. Porém, a data só passou a ser feriado nacional no ano de 1946, durante o governo do presidente Getúlio Vargas.
Desfiles no Distrito Federal
O primeiro desfile em Brasília ocorreu em 1960, ano da fundação da capital. A cerimônia aconteceu na Esplanada dos Ministérios, e contou com a presença do primeiro presidente a ocupar o Palácio do Planalto, Juscelino Kubitschek. No ano seguinte, a festa também foi na Esplanada, mas a data foi usada para comemorar a posse do novo presidente, João Goulart, após a renúncia de Jânio Quadros.
Em alguns anos seguintes o desfile passou a ser no eixão sul, e só voltou a ser na Esplanada no início dos anos 1990. Atualmente, os desfiles e comemorações de independência acontecem em quase todas as capitais brasileiras, mas a oficial ainda é em Brasília, onde o presidente da República realiza vista às tropas.
Saiba Mais
*Estagiário sob supervisão de Luciana Corrêa
Brasil
Brasil
Brasil