MUSEU

Historiadora encontra 'livro de ouro' e carta escritos por JK

Recado escrito a punho pelo ex-presidente está em museu em Poços de Caldas, Minas Gerais

Em Poços de Caldas, cidade mineira na divisa com São Paulo, uma “grata surpresa” foi revelada durante um processo de inventário do Museu Histórico e Geográfico do município. A historiadora Jussara Duarte, estudante de Museologia e estagiária do local, encontrou uma carta inédita do ex-presidente Juscelino Kubitschek.

“Eu estava fazendo a limpeza da biblioteca do museu quando um livro me chamou atenção”, conta. O exemplar tinha a capa verde e o título Livro de Ouro. Ao abrir, mais uma surpresa: uma carta, que depois ficou provada ter sido escrita por JK.

“Fiquei empolgada e fui logo comparar a caligrafia”, relata. A carta, escrita em papel timbrado da presidência, data de 1961, último ano dele no cargo. A mensagem escrita a punho é a mesma que ele enviou para outros destinatários para falar sobre o fim do mandato. 

“Ao aproximar-se o término do meu mandato, venho manifestar-lhe, de modo especial, o meu reconhecimento pelo seu patriótico apoio à luta que travei pala conduzir a pleno êxito a causa do desenvolvimento nacional”, inicia a carta. 

Reprodução -
Arquivo Pessoal -

Mas a carta não era o único tesouro dentro do exemplar e as páginas do Livro de Ouro agora são objeto de pesquisa para compreender a história do país. Além de uma dedicatória de Juscelino na primeira página, o livro conta com mensagens das filhas e outro familiares do ex-presidente, além de presidentes de outros países e até mesmo da Miss Brasil.

A destinatária do caderno de mensagens era Tereza Bonifácio, então governanta da residência de JK, e que morou em Poços de Caldas. A nova missão da equipe do museu é localizar a família de Tereza para entender como o livro foi para no acervo.

“Para mim, é interessante ver como a história está sempre sendo reescrita”, avalia Jussara. “É como se fosse um presente do tipo ‘vai, você está no caminho certo’.”

Arquivo Pessoal -
Arquivo Pessoal -
Arquivo Pessoal -
Arquivo Pessoal -

Importância dos museus

Nas redes sociais, o Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas comemorou o achado, que está disponível para visitação. “Documentos como este são fontes para compreendermos melhor os momentos de transição política, as visões de país e os legados deixados por nossos governantes”, escreveu. 

Essa não é a única relação de JK com a cidade mineira. Relatos e fotos mostram que o ex-presidente tinha o costume de frequentar cassinos em Poços de Caldas entre 1930 e 1940.

Míriam de Cássia Mattos, coordenadora do curso de Museologia da Uniasselvi — instituição onde Jussara estuda — comentou a relevância da descoberta. "A descoberta desse importante documento pela nossa aluna reforça dois pontos fundamentais: a relevância dos espaços dedicados à preservação da memória e a atuação indispensável do profissional de Museologia nesses locais”, afirma. “São os museólogos, com sua formação técnica, que garantem a conservação, a divulgação e a preservação adequada de acervos como essa carta, possibilitando que sejam acessados por diferentes gerações."

Leia a carta na íntegra

"Ao aproximar-se o término do meu mandato, venho manifestar-lhe, de modo especial, o meu reconhecimento pelo seu patriótico apoio à luta que travei pala conduzir a pleno êxito a causa do desenvolvimento nacional. 

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

Sinto-me satisfeito em poder proclamar que, na Presidência da República, não faltei a um só dos compromissos que assumi como candidato. Mercê de Deus, em muitos setores realizei além do que prometi, fazendo o Brasil avançar, pelo menos cinquenta anos de progresso em cinco anos de governo. Pude ainda, através da Operação Pan-Americana, despertar as esperanças e energias dos povos americanos para o objetivo comum do combate as sub-desenvolvimento. E todo esse esforço culminou no cumprimento da meta democrática, quando o nosso país apresentou ao mundo um admirável espetáculo de educação politica, que me permite encerrar o mandato, num clima de paz, de ordem, de prosperidade e de respeito a todas as prerrogativas constitucionais.

Sejam quais forem os rumos da minha vida pública, levarei comigo ao deixar o honroso posto que me confiou a vontade popular, o firme propósito de continuar servindo ao Brasil com a mesma fé, o mesmo entusiasmo e a mesma confiança nos seus altos destinos".

https://www.correiobraziliense.com.br/webstories/2025/04/7121170-canal-do-correio-braziliense-no-whatsapp.html

Mais Lidas