Emergência climática

Número de mortos em tornado no Paraná sobe para 7

Governos federal e estadual anunciam ações emergenciais e liberação de recursos

Subiu para sete o número de mortos após o tornado que atingiu o interior do Paraná na sexta-feira (7/11). De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), os ventos chegaram a atingir 330 km/h. Cinco vítimas estavam em Rio Bonito do Iguaçu, uma em Guarapuava e outra em São José dos Ausentes. O último corpo foi localizado às margens do rio Capivaras.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

Uma comitiva do governo federal visitou a região no domingo (9) para definir medidas de apoio. O grupo, com participação do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, percorreu áreas atingidas e avaliou os prejuízos. Segundo ele, o foco é garantir atendimento médico, alimentação, abrigo e a retomada de serviços básicos.

Com equipes federais já em campo, Góes orientou as prefeituras a solicitarem recursos emergenciais. Uma equipe da Força Nacional do Sistema Único de Saúde foi mobilizada para atuar com profissionais de diversas especialidades, incluindo saúde mental.

O governador Ratinho Junior decretou estado de calamidade em Rio Bonito do Iguaçu e sancionou uma lei que permite repasse rápido de até R$ 50 mil por família atingida. De acordo com a Defesa Civil, o município teve danos em mais de 90% da infraestrutura urbana e rural. 

*Estagiária sob a supervisão de Andreia Castro

https://www.correiobraziliense.com.br/webstories/2025/04/7121170-canal-do-correio-braziliense-no-whatsapp.html

Mais Lidas