INVESTIGAÇÃO

Polícia descobre central de falsas cobranças na Faria Lima

Escritório em área nobre de São Paulo era usado por quadrilha para aplicar golpes com dívidas inexistentes, principalmente contra idosos

Avenina brigadeiro Faria Lima, em São Paulo, uma das principais artérias do setor financeiro da capital paulista.
 -  (crédito: Divulgação)
Avenina brigadeiro Faria Lima, em São Paulo, uma das principais artérias do setor financeiro da capital paulista. - (crédito: Divulgação)

A Polícia Civil de São Paulo desarticulou, na manhã desta sexta-feira (23/1), uma sofisticada estrutura criminosa especializada em cobranças fraudulentas de dívidas fictícias, localizada em um escritório na Avenida Brigadeiro Faria Lima, uma das principais artérias do distrito financeiro da capital paulista.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O CORREIO BRAZILIENSE NOGoogle Discover IconGoogle Discover SIGA O CB NOGoogle Discover IconGoogle Discover

A ação, comandada pelo Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), resultou na prisão de 12 pessoas suspeitas de envolvimento no esquema e na identificação de diversas empresas que atuavam como fornecedoras de dados e informações pessoais das vítimas.

Segundo os investigadores, a quadrilha tinha como alvo principalmente pessoas idosas, que eram contactadas por meio de mensagens eletrônicas e chamadas telefônicas enganosas. Os criminosos alegavam que as vítimas tinham dívidas em atraso com instituições financeiras ou órgãos públicos e que seu CPF seria bloqueado, ou até mesmo que havia ordens judiciais emitidas contra elas, táticas usadas para gerar pânico e forçar o pagamento imediato dos valores supostamente devidos.

 

O contato era direcionado ao atendimento eletrônico, no qual criminosos afirmavam ser agentes da Justiça
O contato era direcionado ao atendimento eletrônico, no qual criminosos afirmavam ser agentes da Justiça (foto: Polícia Civil de São Paulo)

Os contatos eram feitos por falsos atendentes que se passavam por profissionais de setores de cobrança, departamentos jurídicos e até órgãos do Poder Judiciário, utilizando detalhes pessoais das vítimas para dar aparência de veracidade às ameaças.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

Para acessar os dados sensíveis das pessoas, a investigação revelou que os criminosos contavam com empresas parceiras que forneciam informações operacionais, contábeis e endereços, incluindo nomes de sócios e demais detalhes utilizados para montar os cenários fraudulentos.

Veja o local onde a quadrilha operava:

Além do escritório na Faria Lima, os agentes também cumpriram mandados em outra base usada pela organização, localizada em Carapicuíba (Grande São Paulo), onde foram apreendidos todos os documentos e materiais utilizados na prática criminosa.

A ação faz parte da denominada Operação Título Sombrio, conduzida pela 4ª Delegacia da Divisão de Crimes Cibernéticos, unidade especializada em investigações sobre lavagem e ocultação de ativos ilícitos por meios eletrônicos. A investigação segue para identificar a extensão da participação de cada suspeito e possíveis conexões com outras fraudes semelhantes no país.

  • Google Discover Icon
postado em 23/01/2026 09:10
x