Seca

Possibilidade de chuvas no DF só a partir de 20 de setembro, diz Inmet

Até lá, de acordo com o instituto, o tempo deve se manter seco e quente. No total, o DF está há 113 dias sem chuvas

Samara Schwingel
postado em 15/09/2020 17:53 / atualizado em 15/09/2020 18:45
Seca deve durar, pelo menos, mais cinco dias -  (crédito: ED ALVES/CB/D.A Press)
Seca deve durar, pelo menos, mais cinco dias - (crédito: ED ALVES/CB/D.A Press)

Os moradores do Distrito Federal precisarão esperar, pelo menos, mais cinco dias pela chuva. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), apenas a partir de 20 de setembro o DF poderá registrar uma mudança no tempo. 

Nesta terça-feira (15/9), a capital federal completou 113 dias sem chuvas. Além disso, o Inmet chegou a registrar 17% de umidade relativa do ar e 29,2ºC durante a tarde. Essas características devem se manter até o final da semana. De acordo com a previsão feita pelo instituto, no sábado (19/9), a temperatura máxima pode chegar a 37°C e a umidade à mínima de 10%. 

O ano de 2020 é um dos mais quentes no DF.  A estiagem mais longa registrada na capital aconteceu em 1970, com um total de 137 dias, seguida por 1966 (131 dias) e 2010 (130 dias).

  • Seca em Brasilia.
    Seca em Brasilia. ED ALVES/CB/D.A Press
  • Seca em Brasilia.
    Seca em Brasilia. ED ALVES/CB/D.A Press
  • Seca em Brasilia.
    Seca em Brasilia. ED ALVES/CB/D.A Press
  • Seca em Brasilia.
    Seca em Brasilia. ED ALVES/CB/D.A Press

Queimadas 

O tempo seco contribui para o início de incêndios em vegetação. Apenas nesta terça-feira, o Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) atendeu a 72 ocorrências para incêndios em vegetação, totalizando uma área queimada de 326 hectares.

Somente entre janeiro e 10 de setembro deste ano, 13.784,59 hectares no DF foram atingidos por chamas.

Para evitar o início de queimadas, o Corpo de Bombeiros alerta para que a população não queime o lixo nem os restos de podas, não faça fogueiras em área de vegetação, apague adequadamente os cigarros e não os jogue pela janela do carro.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação