Meio Ambiente

Seis são presos por construção de condomínios em área de preservação

Infratores devastaram cerca de 40.000 m² de mata em Vicente Pires. Eles foram autuados e presos em flagrante

Tainá Seixas
postado em 08/10/2020 16:50 / atualizado em 08/10/2020 17:18
Operação foi na chácara 35/36 de Vicente Pires -  (crédito: DF Legal/Divulgação)
Operação foi na chácara 35/36 de Vicente Pires - (crédito: DF Legal/Divulgação)

Fiscais da DF Legal, junto com a Polícia Militar, interromperam a construção de dois condomínios irregulares na chácara 35/36 de Vicente Pires, nesta quinta-feira (8/10).

A operação ocorreu após denúncia feita à Polícia Militar em 24 de setembro, que identificou seis infratores e direcionou o caso à Delegacia Especial de Proteção ao Meio Ambiente da Polícia Civil do Distrito Federal.

Eles foram flagrados degradando áreas de interesse ambiental e acabaram autuados por crime ambiental, cuja pena varia entre um a cinco anos de reclusão.

De acordo com a DF Legal, foram devastados cerca de 40.000 m² de mata. No local, fiscais retiraram tijolos e manilhas que seriam usadas para a construção de rede de águas pluviais. Além disso, um córrego no local estava cheio de entulho, na tentativa de obstrução do fluxo da água, e pés de buritis haviam sido derrubados.

"A Vicente Pires toda hoje está em fase de regularização, mas é de fundamental necessidade que áreas de preservação ambiental sejam preservadas para que a regularização da venha a ter êxito. A população tem que nos ajudar a fiscalizar", afirma o subsecretário de operações, Alexandre Bittencourt.

O material encontrado no local foi recolhido ao depósito e custos da operação serão repassados aos infratores. Além da pena, os infratores podem ter que pagar multa de até R$ 1 milhão. Confira abaixo vídeo da operação:

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação