PANDEMIA

Covid-19: GDF abre mais 16 leitos de UTI no Hospital de Campanha da PM

Taxa de ocupação das vagas públicas para pacientes com covid-19 passou de 91% nesta quarta-feira (3/3). Dos 78 que aguardavam, 27 tinham suspeita ou confirmação da doença

Ana Isabel Mansur
postado em 04/03/2021 00:29 / atualizado em 04/03/2021 00:29
 (crédito: Breno Esaki/Agência Saúde)
(crédito: Breno Esaki/Agência Saúde)

O Governo do Distrito Federal (GDF) ativou, nesta quarta-feira (3/3), mais 16 leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) para pacientes com covid-19. Os novos ficam no Hospital de Campanha da Polícia Militar, no Setor Policial Sul. Com isso, a unidade passa a oferecer 96 vagas desse tipo para pessoas com a doença. Ao todo, a rede pública de saúde do DF conta com 252.

Desse total, 91,21% estavam ocupados por volta das 18h desta quarta-feira (3/3), segundo dados da Secretaria de Saúde (SES-DF). A taxa inclui hospitais públicos e vagas em unidades particulares contratadas pela pasta. Quatro privados e o Hospital Universitário de Brasilia (HUB) estão com ocupação de 100%.

Dos 12 hospitais da rede pública com capacidade de atender pacientes com covid-19 na UTI, três não tem mais vaga, quatro estão com ocupação acima de 80% e o restante tem apenas metade dos leitos disponível. 

Por volta das 23h15, havia 78 pacientes no aguardo de leitos desse tipo, sendo que 27 tinham suspeita ou confirmação de infecção pela covid-19. Nos próximos dias, o GDF abrirá mais 139 vagas em UTIs.

Hospitais de campanha

O governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou, nesta quarta-feira (3/3), que instalará dois hospitais de campanha no Distrito Federal para pessoas com covid-19: um no Gama, outro em Santa Maria. A contratação dos espaços ficará a cargo da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e ocorrerá por meio de edital de licitação. No entanto, não há data definida para abertura do processo.

O Distrito Federal teve, nesta quarta (3/3), a maior média móvel de casos do ano — 1.172, aumento de 101,5% em relação ao cálculo de 17 de fevereiro, 14 dias atrás. O resultado referente às mortes também teve alta, e chegou a 15,57 — crescimento de 58% na comparação com a mesma data. Essa foi a segunda maior taxa de mortes do ano. Ao todo, o DF tem mais de 300 mil infectados e 4,9 mil vítimas da covid-19.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação