QUEDA

Internações por covid-19 entre idosos vacinados caem até 47% no DF

Entre a população imunizada, redução do número de internados é maior na faixa etária de 65 a 69 anos. População entre 60 e 64 anos, mesmo incluída na vacinação contra a doença, percebeu aumento na procura por leitos de hospitais. Explicação pode estar na baixa procura dessa faixa etária pela imunização

Correio Braziliense
postado em 10/05/2021 22:47
 (crédito: Breno Esaki/CB/D.A Press)
(crédito: Breno Esaki/CB/D.A Press)

As internações causadas por covid-19 vêm caindo no Distrito Federal entre grupos de idosos para quem a vacina está disponível. O registro da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) foi anunciado nesta segunda-feira (10/5) pelo secretário da Casa Civil Gustavo Rocha, em entrevista coletiva, no Palácio do Buriti.

Entre os infectados pelo novo coronavírus com mais de 80 anos, o número de internados caiu 22,2%, índice que chega a 42,1% na faixa etária de 75 a 79 anos. Já na população de 70 a 74 anos, a redução é de 20,8%, saltando para 46,7% entre os que têm de 65 a 69 anos.

O único grupo que não tem compensado a queda de internações com o aumento da vacinação é o da população de 60 a 64 anos. Nessas idades, a busca por leitos em hospitais registrou um aumento de 12,7% desde que a campanha de imunização foi aberta para essa parcela de cidadãos.

Autoridades de saúde do Governo do Distrito Federal (GDF) vêm alertando a população para quem a imunização está liberada que procure as unidades de saúde, já que há vacinas disponíveis. Uma das preocupações do GDF é que muitos cidadãos querem escolher o fabricante da vacina e se recusam a tomá-la caso não seja do fabricante preferido.

“Qual a melhor vacina? Insisto em responder que é aquela que está disponível. Todas as três marcas oferecidas no Brasil são de igual qualidade, então não há por que resistir ou escolher entre uma ou outra”, alertou o chefe da Casa Civil.

Poucas aplicações

De 30 de abril, início da vacinação para 60 e 61 anos, até esta segunda-feira (10/5), foram aplicadas 21.209 doses do imunizante – sendo que, segundo a SES-DF, não é possível ainda afirmar que todas elas foram para as pessoas com essas duas idades.

No DF, vivem aproximadamente 47,6 mil pessoas com 60 e 61 anos. “Levando-se isso em consideração, pode-se inferir que pouco menos da metade dessa população se vacinou”, afirmou a subsecretária de Assistência à Saúde da secretaria, Raquel Beviláqua, também presente na coletiva de imprensa.

Dados da pasta revelam que 97.110 idosos de 60 a 64 anos tomaram a primeira dose da vacina contra a covid-19. Estima-se que no Distrito Federal vivam 116.430 pessoas nessa faixa de idade.

Sem reagendamento

A partir desta segunda-feira (10/5), quem fizer um agendamento e não puder comparecer ao posto – seja por qualquer motivo – na data e horário marcados, deverá procurar um dos postos de vacinação drive-thru da cidade para garantir o imunizante. É necessário levar o comprovante do agendamento anterior.

De acordo com Raquel Beviláqua, não será possível reagendar uma nova data nem comparecer ao local da marcação anterior. “Recomendamos às pessoas a não escolherem nem se recusarem a receber qualquer uma das três vacinas. Todas são seguras”, reforçou ela.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação