Pandemia

Copa América: oposição pede que jogos não ocorram no DF

O distrital Fábio Félix defende que a vacinação na capital ainda está em 10,44% e que ocupação de leitos de UTI continuam acima de 90%

Edis Henrique Peres
postado em 31/05/2021 23:25 / atualizado em 31/05/2021 23:25
 (crédito:  Minervino Júnior/CB/D.A Press)
(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press)

Após anúncio da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), nesta segunda-feira (31/5), de que o Brasil será a sede dos jogos da Copa América 2021, o deputado do Distrito Federal Fábio Félix (PSol) encaminhou para o governador Ibaneis Rocha (MDB) um ofício pedindo que os jogos não sejam realizados na capital federal.

Também nesta segunda, o governador havia dito que não se opõe à realização dos jogos em Brasília. Embora ainda não tenha sido publicado nenhum posicionamento oficial, o Estádio Nacional Mané Garrincha é considerado, até o momento, um dos possíveis palcos para a realização dos jogos da Copa América, que estão previstos para acontecer entre 13 de junho e 10 de julho.

No ofício destinado a Ibaneis, Fábio Félix destacou que a capital do país ainda está no início da vacinação, com 10,44% da população imunizada no DF e 8.642 mortes por covid-19 desde o começo da pandemia.

O distrital também questiona se foram feitos estudos ou pareceres técnicos que sustentem a realização dos jogos na capital, se o prazo do anúncio do evento no Brasil é o suficiente para planejar e executar o evento com segurança e quais as precauções serão tomadas no DF. No fim do documento, o parlamentar expressa a recomendação para que Brasília não receba os jogos.

Entenda

O Brasil foi escolhido como substituto da Argentina e da Colômbia pela Conmebol após os dois países desistirem de sediar o evento. Enquanto a Argentina possui um aumento grave no número de casos da covid-19, a Colômbia sofre com uma onda de protestos e insatisfação social devido ao aumento de impostos.

O Brasil sediar os jogos também causou repercussão entre senadores da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) covid-19, que querem convocar o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Rogério Caboclo, para questionar por que o Brasil aceitou sediar os jogos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação